Como corretor de imóveis e empresário, a jornada de venda de um imóvel sempre me trouxe inquietação. A cada lançamento, eu via os resultados positivos, mas, mesmo assim, buscava soluções para tornar a negociação ainda mais assertiva, favorecendo com sabedoria os três personagens desta importante história: o cliente (final ou investidor), o incorporador e a imobiliária. Essa forma de enxergar o mercado imobiliário fora do senso comum foi o pano de fundo para a criação da CIA Multiplataforma Imobiliária. Com este modelo de negócios, eu e mais dois sócios estamos conseguindo preencher há mais de duas décadas um vazio natural que exista entre o incorporador e a imobiliária.
E como funciona uma multiplataforma imobiliária? A CIA gerencia um pool de mais de quatro mil imobiliárias em todo o país treinadas e estimuladas para vender os empreendimentos, o que dá maior flexibilidade e liberdade ao incorporador. E não é só isso. A nossa expertise está na quantidade de serviços que oferecemos, participando ativamente desde o início do ciclo do projeto – pesquisas de mercado para entender a região -, desenvolvimento, marketing, treinamento para os profissionais e coordenação de vendas.
Costumamos dizer que a CIA é um completo departamento de vendas sem custo ao incorporador. E qual a vantagem? A principal é que ele vai ter tudo isso em um só lugar, o que desonera bastante a empresa porque nós entramos com toda a estrutura. Cuidamos de cada projeto como se fosse único. Essa inovação na proposta de trabalho rendeu à CIA dois Prêmios Master Imobiliário (2012 e 2020) na categoria Marketing/Comercialização.
Já para o corretor de imóveis que faz parte do nosso time, a vantagem é ter acesso a produtos especiais que estão em todo o Brasil. Também entregamos comissões muito competitivas, já que negociamos antecipadamente com os empreendedores. O corretor recebe materiais de altíssima qualidade para estudar e divulgar, elaborados pelo nosso marketing, e participa dos treinamentos, plantões e lançamentos.
Todo este investimento tem um objetivo especial que é atender com excelência os clientes, sejam eles os que vão morar ou os investidores. A vantagem da multiplataforma imobiliária, neste caso, é que eles recebem uma informação uniformizada das empresas envolvidas no projeto. Todas as imobiliárias parceiras da CIA são previamente cadastradas. Então, o interessado, além de ter um padrão uniforme dos produtos, ele também tem a garantia de que fizemos uma triagem dos vendedores/imobiliárias. Isso traz uma segurança muito forte.
Hoje, a CIA está participando de 12 projetos que serão lançados até dezembro só no Rio de Janeiro (regiões Serrana e do Lagos). A expectativa é chegar a um volume de vendas de R$ 1,8 bilhão, crescimento de 150% em relação ao fechamento de 2022. Entre os lançamentos estão projetos com vinícola, além de condomínios horizontais, verticais e de casas de alto padrão. Desbravar caminhos não é fácil; é preciso ter em mente que a venda do imóvel mudou muito nos últimos anos e todos que fazem parte deste ciclo precisam estar alinhados e atualizados para oferecer o melhor produto.
Renato Teixeira é sócio-fundador e CEO da CIA Multiplataforma Imobiliária