Foi prorrogada até o dia 29 de abril, a exposição da réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizada na esplanada da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O caça é de última geração e insere o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, colocando o país à altura das Forças Aéreas mais modernas do mundo. A exposição acontece, de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h; e aos sábados e domingos das 8h às 18h.
A réplica do F-39 Gripen, que é o mais novo integrante da frota de caças brasileira, é feita de fibra de vidro, madeira e metal e tem15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura. Militares da FAB estarão na exposição para esclarecer as dúvidas dos visitantes, que terão acesso à cabine e ainda poderão tirar fotos e conhecer a aeronave, que possui tecnologia revolucionária e funcionalidades estratégicas.
O F-39 Gripen é diferente de qualquer outra aeronave já operada pela FAB. O avião foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, operando sob quaisquer condições meteorológicas. O F-39 Gripen é considerado um dos caças de combate mais ágeis da atualidade.
Os interessados em conhecer a réplica do caça terão que fazer um agendamento prévio no site da FGV: https://evento.fgv.br/gripenfab/
Crianças a partir de 5 anos, que estejam em companhia de seus representantes legais, podem entrar na exposição. O mesmo se aplica aos menores de 18 anos.
Caça moderno sem nunca ter sido empregado em combate real, só no simulador…