Reservatório de 1 milhão de litros de água é restaurado no RJ

Após quase vinte anos fora de operação, unidade de armazenamento vai beneficiar cerca de 11 mil pessoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reservatório Morro do Cruzeiro

Na próxima quarta-feira (12), a Rio+Saneamento dá início às operações do reservatório Morro do Cruzeiro, em Pinheiral, no Sul Fluminense. Construída há 16 anos e sem ser utilizada desde então, a unidade tem capacidade de armazenar até um milhão de litros de água para distribuição aos bairros da cidade.

Com a entrada do reservatório em operação, cerca de 11 mil habitantes de Pinheiral serão beneficiados com o novo equipamento. Localizada em uma região de planalto no bairro Cruzeiro, a unidade passou por uma completa reforma antes da retomada das operações. Foram realizados serviços de pintura, limpeza, restauração e impermeabilização da estrutura, além da substituição de válvulas e registros. O objetivo é proporcionar maior segurança à operação de armazenamento e distribuição de água tratada.

Estamos devolvendo à população de Pinheiral um equipamento que vai garantir segurança operacional. Até hoje, qualquer paralisação no sistema de abastecimento impacta de imediato no fornecimento de água para a população. Com o reservatório em funcionamento, a população dos bairros Cruzeiro e Chalet terá seu abastecimento mantido com a água reservada, por até 8 horas, tempo em que a grande maioria das medidas para retomada do abastecimento são concluídas. Atendemos uma demanda antiga da população”, afirma Leonardo Righetto, diretor-presidente da Rio+Saneamento.

A reinauguração do reservatório Morro do Cruzeiro está marcada para a próxima quarta-feira, às 10h, em uma solenidade que terá a presença do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, da diretoria da concessionária, além de autoridades da região. O evento fechará o mês de comemorações pelos 28 anos de emancipação da cidade.

Advertisement

Inicialmente, na primeira fase da reativação do reservatório, serão beneficiados dois bairros: Cruzeiro e Chalet. Nas etapas seguintes, outras localidades de Pinheiral serão atendidas. A medida reduzirá a dependência de bombas para auxiliar na distribuição de água para os pontos mais afastados da cidade.

A unidade de armazenamento do Morro do Cruzeiro será a terceira em operação no sistema de abastecimento de água do município. Além dela, estão em atividade os reservatórios do Jardim Real e da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pinheiral, localizada no bairro Bela Vista.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reservatório de 1 milhão de litros de água é restaurado no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui