Ressacas, muros, elevação do oceano. E o Rio, como fica nisso?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Ressaca, Foto do Jornal O DIa O Rio como muitas cidades litorâneas em todo mundo será afetado com os efeitos da elevação dos mares. E O Diário do Rio, fez uma ampla serie de reportagens ano passado sobre o Rio e o Aquecimento Global, dando ênfase a elevação do nível do oceano e possíveis áreas da cidade afetadas com isso, com destaque a Praça da Bandeira (onde já ocorrem alagamento quando se chove, e a maré alta coincide com a precipitação), Leblon (atualmente com ressacas), Lagoa, Baixada de Jacarepaguá e nossa sala de visitas Copacabana, que deverá sofrer se o oceano já se elevar 20 a 30 cm com alagamento de galerias e garagens subterrâneas.

 

Vendo a última ressaca que assola a orla da cidade desde ontem, uma preocupação me veio a cabeça, ao ver parte da orla do Leblon sendo invadida por fortes ondas. Alguns de você vão dizer, é normal, todo ano acontece isso.

Advertisement

Será que o acontecimento, o qual consideramos um espetáculo normal da natureza, daqui a uns anos com o aumento acelerado do nível dos oceanos, não vai se tornar uma dor de cabeça para a Cidade Maravilhosa?

 

Esse questionamento tem fundamento, visto que a zona costeira do Rio concentra uma grande gama de atividades econômicas importantes para a cidade, como o turismo. Que gera milhares de empregos e partes das receitas da cidade, com comércio, hotelaria e serviços afins.

 

E mais uma questão surge. Será que é tão importante assim, se gastar 40 milhões em muros de 3 metros em favelas da Zona Sul, do que, começar a preparar e aprofundar os estudos sobre os efeitos devastadores da elevação do mar na cidade do Rio de Janeiro. E já começar a tomar medidas reais, com intervenções?

 

Segundo reportagem da BBC, em uma reunião cientifica, no último mês em Copenhague na Dinamarca, iespecialistas informam que as cidades costeiras das Américas serão sim afetadas fortemente pela elevação dos mares.

 

Imagina o que pode ocorrer com a Cidade Maravilhosa, daqui a 10 anos. O que se deve buscar nesse instante, é uma reflexão clara, responsável, e uma tomada de decisão importante, sobre o que é mais importante para o Rio.

 

Tratar de preservar uma grande parte da cidade ou uma medida pirotécnica de milhões para agradar essa mesma parte da cidade, que lá na frente será afetada por algo tão devastador como a elevação dos oceanos?

Veja mais fotos na Galeria do Jornal O Dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ressacas, muros, elevação do oceano. E o Rio, como fica nisso?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui