Restaurante Pitanga abre as portas em Niterói unindo alta gastronomia à Praia de Itacoatira

Casa apresenta novo menu degustação dividido em 9 etapas com receitas autorais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pitanga (Foto: Luiza Chataignier)

Conhecida por suas águas claras com areia branca e fofa, a praia de Itacoatiara, na região oceânica de Niterói, a poucos quilômetros da cidade do Rio de Janeiro é um verdadeiro paraíso de Mata Atlântica intocada e boas ondas para o surf. É neste cenário paradisíaco que está localizado o Pitanga ao ar livre, restaurante que aposta na alta gastronomia aliada à natureza local. Vale a pena cruzar a Baía de Guanabara para conhecer a casa e passar horas deliciosas num ambiente super aconchegante com vista para o mar e saídas diretamente para a areia da praia pelo jardim.

Além do lugar ser mágico, a história por trás dele também é inspiradora. Com apenas 2 anos e meio de funcionamento, o Pitanga nasceu do sonho da chef Jess Hulme (de 34 anos), formada na Le Cordon Bleu de Londres, em ter seu próprio restaurante. Foi durante a pandemia, no mesmo terreno em que oferecem um estúdio de hospedagem, hóspedes começaram a perguntar sobre locais para comer ao ar livre. E foi aí que Jess teve a ideia de começar a colocar seu sonho em prática. Resolveu montar uma mesa no jardim para atender apenas os hóspedes de início.

Jess se uniu a Marcelo (de 32 anos) nessa jornada. O jovem casal apaixonado, que nutre além do amor um pelo outro, a paixão pela gastronomia, se conheceu em 2020 quando a chef retornou da Itália ao Brasil e não se largaram mais. Se casaram em maio deste ano, claro que a cerimônia só poderia ser no Pitanga.

Além de cozinhar para amigos, familiares e clientes, os dois cuidam da “filha” de quatro patas, a Ita, uma homenagem à Itacoatiara e a mascote oficial do Pitanga. Aliás, por causa dela, o restaurante é pet friendly, mas é importante que o pet não atrapalhe a experiência dos outros clientes, seja comportado.

Advertisement

Me juntei ao Marcelo, que nunca tinha trabalhado na área, mas é um apaixonado por gastronomia e quase um autodidata. Bolamos alguns menus e passamos a oferecer essa experiência. Aos poucos a procura aumentou, inclusive entre não hóspedes, e fomos ampliando nosso espaço e atendendo mais pessoas”, conta a chef Jess.

O restaurante que possui 150m² entre salão, varanda e deck, além da área do jardim, tem capacidade para atender 60 pessoas sentadas e abre apenas às sextas, sábados, domingos e feriados. A arquitetura incrível é assinada pelo mestre das madeiras, Zazine Caldas. Os pisos são de Helio Pellegrino e a decoração super acolhedora e intimista é da mãe de Jess, a designer de interiores Mônica Hulme.

Jess possui uma relação afetiva com Itacoatiara, ela nasceu e cresceu na região. Seu avô era pescador e toda a família tem uma proximidade muito forte com o mar. Todos pescam, mergulham, surfam, velejam. Ela, inclusive, aprendeu a mergulhar de apneia nesta praia e também sempre saiu para pegar mexilhão com seu pai por lá. Ela explica o que a pessoa que for conhecer o Pitanga pode esperar.

O Pitanga é um sonho realizado, é o espaço onde nos inspiramos e criamos, onde conseguimos traduzir nossos talentos. Eu quero mostrar o que é comida boa fora da caixa. Oferecemos um menu fresco, com ingredientes locais, sazonais, de pequena produção, inclusive da nossa horta. Não somos um restaurante modernista, adoro revisitar receitas de família e trazer de uma forma nova. Oferecemos uma comida que acolhe e ao mesmo te deixa uma pulga atrás da orelha, porque às vezes você não identifica o que é aquele tempero diferente ou ingrediente que tá ali trabalhado de uma forma inusitada”, comenta Jess.

Um dos diferenciais da casa é que o menu degustação é sazonal, muda completamente a cada estação, de acordo com os ingredientes. O casal preza por produtos frescos e por isso, trabalham com produtores da Região Serrana para hortaliças e legumes, os frutos do mar veem da pesca artesanal do local. Outro destaque é que o restaurante usa o Arroz Altitude, de produção familiar da Serra da Mantiqueira, Queijo D’Alagoa, focaccias e brioches de fermentação natural da Taberna do Darwin, ovos caipiras e cogumelos da Fazenda Vale da Lua e hortaliças e flores comestíveis do próprio jardim.

Serviço:
Pitanga
Endereço
: Rua das Orquídeas, nº 8, Itacoatiara – Niterói – RJ
Horário de funcionamento: Sexta, sábado, domingo e feriados, das 12h30 às 17h
WhatsApp: (21) 2610-9778

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Restaurante Pitanga abre as portas em Niterói unindo alta gastronomia à Praia de Itacoatira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui