Restaurante Rio Minho, no Centro do Rio, reabre a ‘Cabaça do Minho’

Em outubro, o restaurante, que ocupa o mesmo sobradão histórico de três andares da Rua do Ouvidor, número 10, completa 140 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O histórico Restaurante Rio Minho, na rua do Ouvidor, que volta a abrir aos sábados a partir deste final de semana / Foto: Reprodução Instagram oficial

Uma pérola gastronômica no coração do Centro Histórico do Rio de Janeiro, o Restaurante Rio Minho, especializado em frutos do mar, vai reabrir a sua “Cabaça do Minho” ou “Bunda de fora” – espaço externo, onde os frequentadores podem saborear as deliciosas receitas da casa a preços mais em conta do que os preços praticados no seu centenário e bem frequentado salão principal.

A fachada da “cabaça do Minho” foi totalmente pintada para receber os frequentadores e visitantes do Centro. O local margeia a simpática Rua Alfred Agache – o Boulevard Olímpico -, onde, nos finais de semana, crianças e jovens passeiam de bicicleta e skate, juntamente com suas mães e amigos. É uma área muito alegre e muito bem frequentada nos fins de semana.

Cabaca do Minho Restaurante Rio Minho, no Centro do Rio, reabre a 'Cabaça do Minho'
A Cabaça do Minho ou Bunda de Fora é um local aprazível e alegre, apropriado para pessoas que querem saborear uma deliciosa iguaria a preço justo, desfrutando de uma bela paisagem

A casa, que em outubro completa 140 anos, ocupa o mesmo sobradão histórico de três andares da Rua do Ouvidor, número 10. A construção sobreviveu ao golpe militar que derrubou a Monarquia Brasileira, à construção e desastrosa demolição do Mercado Municipal, e à construção e bem-vinda demolição do viaduto da perimetral, que fazia sombra à sua fachada.

Entre os clientes do famoso restaurante estão nomes importantíssimos da nossa história nacional, como o assíduo filólogo Antonio Houaiss (1915-1999), que ia pessoalmente à cozinha dar palpites sobre as receitas. As paredes do salão em pé direito altíssimo têm fotos de outros fregueses renomados, como o embaixador José Sette Câmara (1920-2002) e o ministro Pedro Leão Veloso (1887-1947), que teria passado a receita da adaptação da sopa francesa bouillabaisse – de peixe, lula e camarão -, que acabou levando o seu sobrenome. O ex-presidente José Sarney também é um dos comensais famosos do lugar, que tem na batata portuguesa, que é dos seus mais famosos acompanhamentos, uma das suas opções gastronômicas preferidas.

Advertisement

À frente do Rio Minho está Ramon Isaac – da quarta geração de proprietários do restaurante -, que é sinônimo de tradicional e alta gastronomia na região do Centro da cidade e funciona há mais de um século em uma edificação da Imperial Irmandade da Santa Cruz dos Militares, que teve como um dos seus integrantes o Conde D’Eu.

Com a pandemia, a casa ficou fechada, deixando uma legião de amantes das suas deliciosas iguarias desesperados. Com a volta das atividades na cidade, o Rio Minho reabriu, registrando casa lotada todos os dias em celebração à vida e à boa gastronomia. Com a revitalização do Centro do Rio, o restaurante, que fica nas proximidades de museus, centros culturais e da recém-revitalizada Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, recebe frequentadores de todas as partes do Rio, além de turistas nacionais e internacionais. Todos querendo desfrutar de um bom prato e de uma boa companhia no salão refrigerado de lambris de madeira e azulejos portugueses de Alcobaça.

Muitos são os destaques gastronômicos do Rio Minho. A famosa sopa Leão Veloso, batizada em homenagem ao ministro Pedro Leão Veloso, é apenas um dos pratos que compõem o riquíssimo menu da casa.  O polvo é outra iguaria espetacular, com seus tentáculos suculentos e crocantes por fora. As casquinhas de siri e de cavaquinha são excelentes, sendo que esta última uma versão mais nobre e deliciosa da de siri, feita com pedaços da cavaquinha e um creme delicioso. O bolinho de bacalhau do Rio Minho, segundo a sua clientela, pode ser considerado o melhor do Brasil.

O Rio Minho funciona de terça a sábado, das 11h às 17h. O restaurante fica na Rua do Ouvidos, nº 10, no Centro do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Restaurante Rio Minho, no Centro do Rio, reabre a 'Cabaça do Minho'
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Restaurante Rio Minho, no Centro do Rio, reabre a 'Cabaça do Minho'
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Certa vez fui almoçar com um amigo de infância, advogado, que marcou de encontrá-lo em frente ao seu escritório na Erasmo Braga em cima do restaurante Chamego do Papai e defronte à EMERJ. Após as saudações de praxe ele me disse “vou te levar num restaurante que tem uma comida excelente mas você não deve se assustar com o local”, no que retruquei “é uma espelunca?” e ele só riu e seguimos já abordando outros assuntos. Quando lá chegamos confesso que a sombra da Perimetral me incomodou e ainda perguntei a ele se tinha certeza que aquele lugar poderia ter uma comida minimamente decente! Qual não foi a minha surpresa em saborear entradas, prato principal e sobremesa!

  2. que legal um restaurante com tantos anos funcionando. quantas histórias não tem para contar? quanta história não passou por suas portas? quantas pessoas ilustres? vale um livro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui