Restinga da Marambaia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda.

Restinga da Marambaia por Bgkcram A Restinga da Marambaia é uma das jóias ecológicas que a cidade do Rio possui, pois parte da sua extensão localiza-se no município do Rio de Janeiro. A mesma, está localizada na Zona Oeste do município, próxima a Barra de Guaratiba.

A restinga é um dos poucos locais da cidade, se não o único onde a vegetação toca o mar. É uma linda faixa de areia, com quase 43 quilômetros de extensão, que tem como seu ponto culminante uma ilha montanhosa. Possui cerca de 79km², que compreendem a restinga propriamente dita e o Morro ou Ilha da Marambaia. E chega a distar 18km do bordo continental.

Toda a extensão da Restinga da Marambaia é de propriedade da Marinha do Brasil, que a utiliza para manobras e experimentos.  Devido ao acesso restrito, por ser uma área militar, esta é uma zona altamente preservada. Apesar das inúmeras manobras de tropas, a vegetação continua intacta.

Advertisement

Por falar em vegetação da restinga, como o nome mesmo já diz, possui uma vegetação de restinga, formada por árvores e arbustos de pequeno porte e rasteira. Segundo especialistas, há também, uma espécie de floresta praiana, que sobrevivem em um área parcialmente alagada e de solo extremamente fofo, já que a 30 centímetros de uma grossa camada de húmus tudo que se tem é areia.

A Restinga da Marambaia, é um santuário ecológico que apesar de preservado, sofre alguns problemas. Um deles é o lixo que chega as suas praias de águas limpas e areias brancas; trazidos pelas correntes marítimas.

Outra preocupação é com o problema da elevação do nível dos oceanos, que caso tendam a aumenta nos próximos anos, podem acabar com a fina faixa de areia de suas praias, abrindo assim, mais um canal de acesso entre a Baia de Sepetiba e o mar.

Há anos atrás a Marinha e os 150 moradores que habitam nas proximidades da Ilha da Marambaia, queimavam e enterravam todos os detritos produzidos por estes. Mas por sugestão de especialistas resolveu-se que todo o lixo produzido deveria ser coletado tanto entre os militares e moradores e levados ao continente, deixando assim, este paraíso ecológico ainda a salvo das intervenções do homem. 

Foto Restinga da Marambaia por Bgkcram

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Restinga da Marambaia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui