Restinga da Marambaia

Por André Delacerda.

Restinga da Marambaia por Bgkcram A Restinga da Marambaia é uma das jóias ecológicas que a cidade do Rio possui, pois parte da sua extensão localiza-se no município do Rio de Janeiro. A mesma, está localizada na Zona Oeste do município, próxima a Barra de Guaratiba.

A restinga é um dos poucos locais da cidade, se não o único onde a vegetação toca o mar. É uma linda faixa de areia, com quase 43 quilômetros de extensão, que tem como seu ponto culminante uma ilha montanhosa. Possui cerca de 79km², que compreendem a restinga propriamente dita e o Morro ou Ilha da Marambaia. E chega a distar 18km do bordo continental.

Toda a extensão da Restinga da Marambaia é de propriedade da Marinha do Brasil, que a utiliza para manobras e experimentos.  Devido ao acesso restrito, por ser uma área militar, esta é uma zona altamente preservada. Apesar das inúmeras manobras de tropas, a vegetação continua intacta.

Por falar em vegetação da restinga, como o nome mesmo já diz, possui uma vegetação de restinga, formada por árvores e arbustos de pequeno porte e rasteira. Segundo especialistas, há também, uma espécie de floresta praiana, que sobrevivem em um área parcialmente alagada e de solo extremamente fofo, já que a 30 centímetros de uma grossa camada de húmus tudo que se tem é areia.

A Restinga da Marambaia, é um santuário ecológico que apesar de preservado, sofre alguns problemas. Um deles é o lixo que chega as suas praias de águas limpas e areias brancas; trazidos pelas correntes marítimas.

Outra preocupação é com o problema da elevação do nível dos oceanos, que caso tendam a aumenta nos próximos anos, podem acabar com a fina faixa de areia de suas praias, abrindo assim, mais um canal de acesso entre a Baia de Sepetiba e o mar.

Há anos atrás a Marinha e os 150 moradores que habitam nas proximidades da Ilha da Marambaia, queimavam e enterravam todos os detritos produzidos por estes. Mas por sugestão de especialistas resolveu-se que todo o lixo produzido deveria ser coletado tanto entre os militares e moradores e levados ao continente, deixando assim, este paraíso ecológico ainda a salvo das intervenções do homem. 

Foto Restinga da Marambaia por Bgkcram

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui