As oitavas de final da Copa Libertadores terminaram com destinos opostos para a dupla Fla-Flu. Enquanto o Fluminense venceu o Argentinos Junior por 2 a 0 no Maracanã na noite da última terça-feira (8), avançando para as quartas de final, o Flamengo sofreu uma derrota chocante de 3 a 1 para o Olimpia na casa do adversário, na capital paraguaia, na quinta-feira (10).
O desfecho deve ter consequências para ambos os clubes cariocas nas outras competições em que estão envolvidos. O Fluminense, por um lado, seguirá ocupado com a Libertadores – mas, por outro, a classificação gerou um otimismo na busca para se manter no G-4 do Campeonato Brasileiro, que mesmo após a derrota da equipe neste domingo (13), contra o Grêmio, ainda deixa a torcida animada.
No Flamengo, a eliminação agrava uma crise interna às vésperas de um jogo decisivo, também contra o Grêmio, que definirá se o Rubro-Negro disputará ou não a final da Copa do Brasil. Confira como usar o Código Promocional Solverde para dar seus palpites sobre as próximas partidas da dupla Fla-Flu.
FLUMINENSE
No Fluminense, depois da classificação para as quartas de final da Libertadores sobre o Argentinos Junior nesta terça-feira (8), o foco é no Brasileirão. Isso porque a partida deste domingo (13), contra o Grêmio em Porto Alegre, é decisiva para que o Flu se sustente na zona de classificação para a copa continental.
O clube carioca entra na rodada deste fim de semana, a 19ª da atual temporada do Brasileirão, em terceiro lugar com 31 pontos. O Grêmio está na sexta colocação, mas a diferença entre os dois é de apenas um ponto. O Tricolor gaúcho havia passado várias temporadas em segundo lugar, mas saiu do G-4 devido a uma derrota inesperada para o Vasco na temporada passada e por ter um jogo pendente de uma rodada anterior.
O Tricolor carioca busca se aproveitar do fato de não ter compromissos durante a semana que vem, enquanto o Grêmio tem na agenda o jogo de volta contra o Flamengo pela Copa do Brasil. Os treinos do Fluminense começaram nesta quinta-feira (10).
Um problema para o Flu é a série de desfalques pelas quais o time passa devido a cartões amarelos. Entre eles estão Felipe Melo, Lima e John Kennedy. O técnico Fernando Diniz, porém, conta com os reforços de André e Nino, além da manutenção de Marlin e Martinelli na equipe titular.
Em entrevista no CT do Fluminense, Samuel Xavier confirmou que o treino desta quinta (10) foi focado no Grêmio, mas reforçou que a equipe também se preocupa com a Libertadores. “Queremos buscar títulos e para quem busca títulos tem que encarar todos os jogos como decisão. Estamos encarando o Campeonato Brasileiro como uma decisão […] Estamos focado no Brasileiro e na Libertadores”, disse o artilheiro”.
FLAMENGO
O Flamengo, com sua surpreendente derrota contundente para o Olimpia, se vê agora imerso em uma situação bem mais pessimista que aquela do seu arquirrival vermelho e verde. O Rubro-Negro entra em campo neste domingo (13) contra o São Paulo no Maracanã. Três dias depois, o Flamengo recebe em casa o Grêmio para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.
O Fla havia vencido o jogo de ida contra o Grêmio, em Porto Alegre, por 2 a 0, uma vantagem vista como intransponível. A equipe carioca, porém, também era considerada favorita contra o Olimpia.
Por ora, a direção rubro-negra manterá no cargo Jorge Sampaoli, apesar do crescente afastamento do técnico com relação ao resto da equipe, conforme relatos apurados pela imprensa. Segundo o portal Trivela, os dirigentes não acreditam que Sampaoli seja o único culpado pelo momento ruim do Flamengo e culpam também a queda de rendimento de figuras importantes, como Everton Ribeiro e Gerson, além da postura pouco agressiva dos atletas em jogos importantes.
A confirmação da classificação para a final da Copa do Brasil se tornou, assim, um fator decisivo para Sampaoli – e também para o próprio Flamengo, que, com a eliminação precoce na Libertadores, enfrenta agora um rombo nas suas contas. O clube esperava chegar às semifinais da copa continental. Com a eliminação para o Olimpia, o Fla faturou apenas R$ 25 milhões dos R$ 44,5 milhões que esperava.
É difícil imaginar como Sampaoli poderia se manter no comando caso o Grêmio consiga reverter a vantagem rubro-negra na próxima quarta-feira (16). O clima está tenso nos bastidores não só pelas derrotas recentes do time, como a derrota para o Cuiabá no Brasileirão, mas também pela agressão relatada pelo atacante Bruno por parte do preparador físico da comissão de Sampaoli, Pablo Fernández.