Retirada de embarcações abandonadas da Baía de Guanabara pode durar seis anos

Segundo a Secretaria de Energia e Economia do Mar, o cronograma de remoção deve ser entregue até o fim do mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carcaças enferrujadas na Baía de Guanabara (Foto: Aline Massuca)

A remoção das embarcações abandonadas na Baía de Guanabara pode durar seis anos. Apesar da promessa de concluir a retirada até 2024, um acordo que está sendo negociado por autoridades fluminenses prevê a possibilidade de prorrogação do prazo de um ano e meio três vezes. A assinatura do documento foi discutida em uma reunião no fim do mês passado e os detalhes ainda estão sendo debatidos. As informações são do portal Band.

Segundo a matéria, embora uma das embarcações já tenha sido retirada no mês passado, como um marco do inicio do processo, o plano para retirada das embarcações ainda será elaborado pela PortosRio, que administra os portos públicos do estado. O projeto, então, seria analisado e aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente e pela Capitania dos Portos. Já as prefeituras do Rio e de Niterói seriam responsáveis por apresentar locais apropriados para o desmonte dos cascos e o descarte dos resíduos.

Segundo a Secretaria de Energia e Economia do Mar, o cronograma de remoção deve ser entregue até o fim do mês. De acordo com a Marinha, o último mapeamento, feito em janeiro, revelou que há 51 embarcações abandonadas na Baía de Guanabara. Muitas são alvo de disputa judicial, brigas de família ou até mesmo abandono por dívidas dos donos. 

Em janeiro, a Capitania dos Portos instaurou um processo administrativo para que os proprietários deixem de ter direito sobre elas, já que representam obstáculo à navegação e ameaça a terceiros ou ao meio ambiente.

Advertisement

O fundador do Movimento Baía Viva, Sérgio Potiguara, lembra que, em 2012, o Inea fez um leilão dos cascos, mas as embarcações mais precárias foram deixadas de lado.

Em novembro do ano passado, o navio São Luiz, que estava abandonado desde 2016, colidiu com a Ponte Rio-Niterói após ficar à deriva. A embarcação está atracada no Porto do Rio desde o acidente, que fechou a ponte por três horas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Retirada de embarcações abandonadas da Baía de Guanabara pode durar seis anos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Assisti a uma matéria que na Europa tomam a embarcação para o Estado após alguns dias quando, notificado, não é removida. Ou é aproveitada no serviço público, ou vai a leilão, e até destruída.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui