Retomada do toque de sinos das Igrejas do Rio é notícia internacional

Destaque no site "NewsRoom" da Associated Press explica que 9 igrejas do Rio de Janeiro retomaram o hábito do toque dos sinos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Igreja histórica no Centro do Rio de Janeiro - Foto Daniel Martins

A retomada do toque de sinos das igrejas no Rio de Janeiro foi destaque internacional, no site “NewsRoom” da renomada Associated Press, maior agência de notîcias do mundo. A publicação destaca a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores na rua do Ouvidor, que fez um grande investimento na reativação e automatização de sua torre sineira, que voltou a badalar as horas no primeiro semestre; e a Candelária. No entanto, ao todo, cita que 9 igrejas retomaram o hábito do toque dos sinos.

A agência de notícias, uma das maiores do mundo, distribui suas informações para jornais e redes de televisão do mundo inteiro. Suas notícias, fotos e filmagens são traduzidas em dezenas de idiomas e suas imagens podem ser reproduzidas por parceiros em todo o globo terrestre. A postagem no NewsRoom deve reverberar com reportagens em redes de TV e jornais de todo o mundo.

As igrejas em questão voltaram a badalar seus sinos, conjuntamente, às 10 da manhã, ao meio-dia e 3 da tarde, encerrando com o tradicional toque da “Ave Maria”, às 6.

A prática de tocar os sinos, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, serviu não apenas como chamado para momentos de oração e celebração religiosa, mas também como um narrador sutil da vida comunitária. Cada dobrar, cada badalada, era um fio na tapeçaria do cotidiano colonial e imperial, anunciando nascimentos e mortes, festividades e calamidades, e até mesmo o simples passar das horas.

Advertisement

Leia também

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

Contudo, com o avançar dos séculos e a escalada da modernidade, os sinos foram sendo silenciados e agora voltam a soar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Retomada do toque de sinos das Igrejas do Rio é notícia internacional

Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Decisão sobre os sinos resgata antigos hábitos que existiam em um Rio de Janeiro mais calmo e humano. Medida que dev seer aplaudida pela população, com certeza!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui