Réveillon 2024: Polícia Militar utiliza sistema de reconhecimento facial para capturar foragido

Esta operação de segurança definiu 30 pontos de bloqueios e 15 pontos de revista com 150 detectores de metais, além de 61 torres de observação e monitoramento aéreo com uso de drones

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Polícia Militar do Rio de Janeiro
Reprodução Internet

A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) aplicou um esquema de policiamento com cerca de 3 mil agentes para o Réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Esta operação definiu 30 pontos de bloqueios e 15 pontos de revista com 150 detectores de metais, além de 61 torres de observação e monitoramento aéreo com uso de drones.

Na noite da virada, a SEPM iniciou o uso do sistema de reconhecimento facial, uma tecnologia capaz de identificar indivíduos foragidos da justiça. E em um desses casos, um homem com mandado de prisão por tentativa de homicídio foi capturado após ser identificado pelo sistema e encaminhado para a 13ª DP (Copacabana).

Em outros pontos do bairro, as equipes apreenderam três homens e doze adolescentes, e um quarto indivíduo foi preso devido a um mandado de prisão em aberto. Na operação, policiais do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e do 19° BPM (Copacabana) conseguiram recuperar quatro celulares, uma quantia em dólares e reais, além de pertences furtados.

E além destas ações, diversas garrafas de vidro foram recolhidas nos pontos de bloqueios e revistas de acesso ao bairro. O impedimento dos objetos foi previamente alinhado, e informado, desde a divulgação do planejamento de segurança da SEPM. A medida teve como objetivo a segurança da população, na tentativa de evitar que o material pudesse ser usado, eventualmente, no cometimento de crimes.

Advertisement

No total, foram recolhidos 102 objetos cortantes nos pontos de revista em toda a região. No Boulevard Olímpico, na Região Central do Rio, 10 objetos perfurocortantes foram apreendidos durante revistas com detectores de metal, além da apreensão de um simulacro de arma de fogo pelo 5° BPM (Praça da Harmonia) em um dos pontos de bloqueio.

O esquema especial para as festividades da virada de ano segue em curso ao longo desta segunda-feira (01/01).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Réveillon 2024: Polícia Militar utiliza sistema de reconhecimento facial para capturar foragido
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui