O Réveillon 2025 no Rio de Janeiro foi marcado por uma redução significativa nos registros de roubos e furtos. De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Civil, foram registradas 140 ocorrências relacionadas às comemorações de Ano Novo, uma queda em relação ao ano anterior. Os furtos caíram 32%, com 81 registros, enquanto os roubos tiveram uma redução ainda maior, de 60%, com apenas 10 casos.
Esquema de segurança reforçado:
O Governo do Estado mobilizou um esquema de segurança recorde, com 28 mil agentes atuando em todo o estado. Em Copacabana, 3.300 policiais garantiram a segurança de fluminenses e turistas durante a queima de fogos. A operação contou com tecnologia de ponta, incluindo 15 drones, aeronaves e atendimento especializado.
“As tecnologias usadas pelas nossas forças de segurança e pelos bombeiros, aliadas ao trabalho integrado das polícias Civil e Militar, foram fundamentais para que a gente conseguisse chegar a esse resultado. Tivemos um Réveillon de paz e isso foi reconhecido nos depoimentos dados pelos turistas que vieram passar a virada do ano no nosso estado”, disse o governador Cláudio Castro.
Tecnologia a serviço da segurança:
O Corpo de Bombeiros também utilizou tecnologia avançada, com drones equipados com megafones para orientar banhistas e motos aquáticas com médicos, uma inovação que permite agilizar o atendimento em emergências marítimas.
Investimento em segurança pública:
Os equipamentos tecnológicos utilizados pelas forças de segurança são fruto de um investimento de R$ 4 bilhões em segurança pública durante a gestão do governador Cláudio Castro. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, estacionado na Praça do Lido, monitorou as ações de segurança em Copacabana, com drones de reconhecimento facial e câmeras de monitoramento.