Revitalizado, Palácio Tiradentes reabre as portas para visitas guiadas

Os visitantes receberão uma aula da história do Brasil enquanto exploram a quase secular arquitetura do prédio, que foi inaugurado em maio de 1926

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em comemoração ao Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reabre suas portas a partir da próxima segunda-feira (17/04) para visitas guiadas agendadas. Os visitantes receberão uma aula da história do Brasil enquanto exploram a quase secular arquitetura do prédio, que foi inaugurado em maio de 1926. A experiência é gratuita.

Entre as novidades da visita que podem ser conferidas pelos turistas e que foram promovidas pela recente revitalização do Palácio Tiradentes está o histórico e restaurado Salão Nobre. O espaço ganhou novas cortinas, teve o mobiliário de madeira de lei, estátuas e lustres de época recuperados, assim como a cor original das paredes internas e o sinteco do piso, que voltou a exibir o brilho original.

Diretora do Departamento de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo comenta que os visitantes terão a oportunidade de conhecer o plenário Barbosa Lima Sobrinho, que foi palco de importantes momentos da história da política nacional. Eles também terão a oportunidade de conhecer a sala das comissões, a biblioteca (com seu raro acervo) e o Salão Nobre, entre outros espaços.

“É um reencontro da população com a sede histórica da Alerj. O palácio vai continuar servindo ao Legislativo do estado, recebendo sessões solenes, encontros e recepções oficiais, além da população, reafirmando seu objetivo de aproximar a sociedade de sua história”, disse Fernanda.

Advertisement

Serviço
As visitas devem ser agendadas, previamente, por meio do endereço cultura@alerj.rj.gov.br. Há vagas para 50 visitantes de manhã e 50 à tarde, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Os guias são estagiários dos cursos de História, Ciências Sociais e Relações Internacionais, sendo possível, ainda, realizar a visita guiada em inglês. O tour pelo Palácio Tiradentes tem duração de aproximadamente 40 minutos e pode ser agendado tanto para grupos quanto para visitantes individuais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Revitalizado, Palácio Tiradentes reabre as portas para visitas guiadas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Revitalizado, Palácio Tiradentes reabre as portas para visitas guiadas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui