Revitalização da Zona Portuária ganha mais um projeto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Gamboa Ontem a Prefeitura do Rio anunciou mais um excelente projeto para revitalizar a Zona Portuária do Rio. A recuperação de dois antigos terminais ferroviários, que abrigarão centros de ensino de audio-visual e restauro, que vão se somar as iniciativas de revitalização da área através do futuro AquaRio, e as estruturas já existentes e erguidas pela prefeitura como a Cidade do Samba e a Vila Olímpica da Gamboa.

Orçado em R$ 31 milhões.

O projeto será financiado pela Unione Degli Italiani Nel Mondo (UIM) – organização sindical italiana que já atua em projetos na cidade.

Advertisement

Segundo Rafael Zibelli, presidente da UIM no Rio, em entrevista a imprensa carioca:

a idéia já está sendo desenvolvida há 2 anos e tem por objetivo capacitar a população local por meio de cursos ministrados pela instituição e reconhecidos mundialmente.

Queremos fazer alguma coisa pelo Brasil. Somos a maior referência mundial nessa área. Assinalando que as aulas serão ministradas por docentes de trajetória reconhecida. – Utilizaremos professores da própria UIM, mas captaremos aqui no Brasil também.

Segundo Antonio Correia, diretor de urbanismo do Instituto Pereira Passos (IPP):

“o entorno de onde funcionará a Escola de Restauração Carioca conta com cerca de 1500 imóveis que necessitam de restauro e servirão de oficina prática para os alunos do centro.”

O local onde será implantado o a Escola de Restauro Carioca, tem uma área de 7.500 m², da qual fazem parte dos dois terminais ferroviários que datam de 1880, e possuem arquitetura industrial inglesa.

Além da Escola de Restauro, no local também será implantado um museu a céu aberto, onde o visitante poderá ver as descobertas arqueológicas encontradas no terreno. Entre os dois terminais, haverá uma área de estar com praça rebaixada, onde visitantes poderão testemunhar por onde se viajava antigamente. Outra atração do local será a área de entretenimento que recria a realidade do século XX.

As obras têm a previsão de início até abril de 2009 e conclusão até o início de 2010.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Revitalização da Zona Portuária ganha mais um projeto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui