Rio 40 graus: semana na cidade será de calor intenso, com previsão de pancadas de chuva para quarta-feira

Temperaturas ficam altas durante toda a semana, mas há previsão de chuva na quarta-feira, quando a máxima prevista é de 35ºC

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Dia de sol na Barra da Tijuca - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Depois do domingo de calor intenso, no dia mais quente do ano, com sensação térmica de 50,5°C, a cidade vai continuar com dias quentes. No entanto, no meio da semana, mesmo com o calor, a previsão de chuva promete trazer um mínimo refresco aos cariocas.

Segundo o Alerta Rio, plataforma de meteorologia da Prefeitura do Rio, na terça-feira (14/11) o calor deve continuar forte, com máxima de 39ºC. Na quarta, há previsão de chuva e a máxima prevista cai um pouco, para 35°C. Na quinta e na sexta, não há previsão de chuva e a temperatura volta a subir, chegando aos 37°C.

O posicionamento de um sistema de alta pressão influencia o tempo na cidade do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. Assim, o céu fica claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. Os ventos ficam fracos a moderados e as temperaturas permanecem estáveis em relação ao domingo, com máxima de 41°C.

O Rio de Janeiro é um dos estados do Brasil atingidos pela onda de calor que colocou em alerta as regiões Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Advertisement

Quem não parou de trabalhar foi o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros: o balanço foi de 943 resgates marítimos realizados ontem no estado. Em todo o fim de semana, o número passou de 1,4 mil. Por isso, a corporação antecipou o início da Operação Verão, que conta com o aumento do número de guarda-vidas.

Rio teve segundo inverno mais quente dos últimos 20 anos

O inverno deste ano foi o segundo mais quente já registrado nos últimos 20 anos. Com uma média de 21.1 graus registrada em junho, 20.8 graus em julho, 22.1 em agosto e 24.1 em setembro, 2023 só ficou atrás do ano de 2020, até então o inverno mais quente registrado pela série histórica.

Além disso, o mês de setembro entrou para a história como o mais quente já registrado no mesmo período. Dados climáticos mostram que as temperaturas médias durante este mês foram superiores aos valores registrados em anos anteriores. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio 40 graus: semana na cidade será de calor intenso, com previsão de pancadas de chuva para quarta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui