A partir desta quarta-feira (29/01), a cidade do Rio ampliou a vacinação contra dengue, que passa a atender menores de 15 e 16 anos. A previsão anterior era de que o grupo poderia procurar os postos acompanhados pelos pais a partir de 31 de janeiro. A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde como uma forma de utilizar os cerca de 100 mil imunizantes que estão em estoque.
A previsão é que 50 mil adolescentes da faixa etária sejam vacinados. A imunização acontece em duas doses. O esquema completo protege contra quatro tipos da dengue.
Mesmo com o processo de imunização, a secretaria considera que a principal forma de prevenção é a vistoria em casa, acabando com possíveis depósitos de água parada, onde o mosquito Aedes aegypti se reproduz.
A vacinação está disponível em todas as 239 unidades de atenção primária da cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste do município.