A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) antecipou a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) para a próxima quarta-feira, dia 2 de abril. Embora o Governo Federal só inicie a campanha em 7 de abril, estados e municípios que receberem as doses antes dessa data já podem começar a imunização.
A primeira remessa, com 492 mil doses, já está sendo distribuída para aos 92 municípios do estado. Ao todo, mais de 7 milhões de pessoas devem ser imunizadas contra os tipos H1N1, H3N2 e Influenza B. Nesta fase, a vacina será destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.
A vacina é atualizada anualmente para incluir as cepas dos vírus mais prevalentes no próximo inverno, garantindo sua eficácia. Por isso, é necessário tomar a dose a cada ano. A secretaria estadual destaca que a antecipação tem como objetivo proteger as populações mais vulneráveis, reduzir os casos graves e as complicações respiratórias causadas pela influenza, além de aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.
Na Baixada Fluminense, o município de Nova Iguaçu será o único a antecipar os atendimentos para segunda-feira, dia 31 de março, em três pontos: Centro de Saúde Vasco Barcellos (Rua Bernardino de Mello 1.825, no Centro), Shopping Nova Iguaçu (Avenida Abílio Augusto Távora 1.111, no bairro da Luz) e Ônibus da Saúde (Avenida Marechal Floriano Peixoto s/n, em frente à estação de trem, no Centro).
Na terça-feira, a vacina estará disponível em todos os 60 postos de saúde da cidade, das 8h às 16h. Já Duque de Caxias e São Gonçalo seguem com a previsão do calendário para a próxima quarta-feira (2).
Grupos prioritários para vacinação contra a gripe:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
Também podem se vacinar:
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas com crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Trabalhadores de saúde e da educação;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos correios;
- População e os funcionários do sistema prisional.