Rio apresenta saldo positivo de empregos pelo quarto mês consecutivo

Foram 25.777 vagas preenchidas, um aumento de 60% quando comparado ao mês de outubro e de 76% em paralelo a novembro de 2019

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

O mês de novembro trouxe esperança para quem procurava uma nova oportunidade profissional. Pelo quarto mês consecutivo, o estado do Rio de Janeiro apresentou saldo positivo de empregos, considerando todos os portes de empresas. É o que indica levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

PUBLICIDADE

As micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 78% dos empregos formais com carteira assinada. Ao todo foram 25.777 vagas preenchidas, um aumento de 60% quando comparado ao mês de outubro e de 76% em paralelo a novembro de 2019. Esse é o melhor resultado para novembro da série histórica iniciada em 2007.

Para o analista do Sebrae Rio, Felipe Antunes, as micro e pequenas empresas estão recuperando o mercado formal de trabalho e diz que o Rio de Janeiro apresentou o terceiro maior saldo líquido de empregos do país. Os fatores que mais contribuíram para essa recuperação foram a retomada gradual das atividades econômicas, o Programa emergencial do governo federal para manutenção do emprego e renda, além do uso mais intenso dos canais digitais, principalmente por parte do comércio, afirma.

Entre os meses de julho e novembro, as micro e pequenas empresas fluminenses conseguiram recuperar 71% das vagas perdidas, em comparação com os seis primeiros meses do ano passado. O número de empregos formais foi puxado pelo setor de comércio. Foram 2781 vagas ocupadas pelo comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, seguido do comércio varejista de calçados com 1460 vagas. Restaurantes e similares contrataram 1417 pessoas e os Supermercados preencheram 971 vagas.

Com esse resultado, o comércio varejista já recuperou as vagas fechadas entre os meses de março e julho. Durante esses meses foram perdidas mais de 22 mil vagas. Já no acumulado do segundo semestre (de agosto a novembro) foram abertas mais de 23 mil novas vagas. Já restaurantes e similares recuperaram apenas 26% das vagas perdidas no mesmo período.

As micro e pequenas empresas de 83 municípios do estado apresentaram saldo líquido de empregos positivo, com destaque para o Rio de Janeiro (11.866 vagas), Duque de Caxias (1.797), Niterói (1.275), São Gonçalo (1.003), Nova Iguaçu (902) e Volta Redonda (823).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Rio apresenta saldo positivo de empregos pelo quarto mês consecutivoddr newsletter Rio apresenta saldo positivo de empregos pelo quarto mês consecutivo
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui