Rio Banca da Velha, em Jacarepaguá, é revitalizado e vira área de lazer

O local sofria com inundações e ganhou uma nova área de lazer, com parquinho para as crianças e academia da terceira idade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio Banca da Velha passou por canalização e desassoreamento, e o local ganhou uma área de lazer - Divulgação

A Prefeitura do Rio finalizou a obra de recuperação do Rio Banca da Velha, na Freguesia, em Jacarepaguá. Neste sábado (7/1), o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, entregaram a obra, que revitalizou o local que sofria com inundações. Além de uma canalização de 60 metros e de obras de desassoreamento, o espaço também ganhou uma nova área de lazer, com parquinho para as crianças e academia da terceira idade.

Comecei a minha trajetória política como subprefeito de Jacarepaguá. Então é um dos bairros que mais conheço. Peço desculpas por não ter resolvido isso antes, mas pegamos a Prefeitura muito destruída e foi necessário arrumar a casa primeiro. Que bom que estamos aqui, hoje, entregando esse espaço qualificado e a infraestrutura pronta“, afirmou Eduardo Paes.

Após fortes chuvas em 2019, parte da Rua Camatiá cedeu e até um carro caiu no canal que passava pela via. Esse cenário degradado motivou as obras de recuperação do Rio Banca da Velha, que estava assoreado e com erosão nas margens. As obras garantiram o escoamento das águas da chuva e do rio e tiveram um investimento de R$ 749 mil.

A praça também recebeu iluminação nova em LED, pela Rioluz, e o entorno foi pavimentado pela Secretaria de Conservação. Os trabalhos foram acompanhados pela Subprefeitura de Jacarepaguá.

Advertisement

Hoje é um dia de muita emoção para mim porque esse era um lugar que precisava muito. Infelizmente, o olhar para essa comunidade não aconteceu nos últimos anos na gestão anterior. Fizemos a canalização do rio e também uma pracinha”, declarou a subprefeita Talita Galhardo.

Uma praia na Freguesia

O local ganhou ainda um painel com desenhos que simulam uma praia. A paisagem pintada pelo artista gari Derlan de Matos Almeida traz o mar para a Freguesia. Há 18 anos na Comlurb, Derlan dedica pelos menos oito deles à pintura dos muros da cidade.

“Sempre tive esse dom e é lindo poder embelezar as ruas com a minha arte”, contou o artista.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Banca da Velha, em Jacarepaguá, é revitalizado e vira área de lazer
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui