Rio bate recorde de sensação térmica: 58,3ºC, em Santa Cruz

Irajá, na Zona Norte, registrou recorde de temperatura, batendo 41,8ºC. O Jardim Botânico atingiu 39ºC, às 12h, e foi o bairro mais fresco do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Praia cheia no Rio de Janeiro / Reprodução Internet

No primeiro dia oficial do Carnaval, a cidade do Rio de Janeiro registrou um novo recorde de sensação térmica. Às 15h15, em Santa Cruz, na Zona Oeste, a sensação térmica alcançou a marca de 58,3ºC, superando o recorde anterior atingido no início de fevereiro, também em Santa Cruz. O bairro de Irajá, na Zona Norte, por sua vez, registrou o recorde de temperatura, batendo 41,8ºC. Na Zona Sul da cidade, o Jardim Botânico atingiu 39ºC, às 12h – menor sensação térmica da cidade.

Raquel Franco, meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, disse ao jornal O Globo, que as altas temperaturas registradas no município são comuns, sendo que a chegada de uma frente fria “transportam ar de regiões mais quentes em direção ao Rio,” aumentando a sensação térmica.

“Estamos na estação do verão, onde, em alguns dias, a temperatura pode passar dos 40°C na cidade do Rio. Não há nada de incomum nisso. O que acontece às vezes, além da enorme quantidade de radiação solar, que já é típica desta época do ano, é o que chamamos de pré-frontal. Hoje, por exemplo, foi o que aconteceu. Antes da passagem da frente, mesmo que pelo oceano, os ventos mudam a direção e transportam ar de regiões mais quentes em direção ao Rio”, explicou a meteorologista.

A cidade entrou em estágio de mobilização, às 17h35, desta sexta-feira, devido à previsão de chuva moderada a forte, por conta da chegada de uma frente fria aliada ao forte calor que faz na cidade.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio bate recorde de sensação térmica: 58,3ºC, em Santa Cruz
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui