Rio celebra Dia Mundial do Livro com eventos em livrarias e início de título de Capital Mundial

No Dia Mundial do Livro, livrarias do Rio promovem eventos gratuitos com autores, debates e lançamentos. A cidade inicia oficialmente o título de Capital Mundial do Livro 2025.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Imagem gerada por Inteligência Artificial

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, algumas das principais livrarias do Rio de Janeiro organizam uma série de atividades gratuitas que se estenderão também pela semana seguinte. A mobilização, articulada pelos próprios comerciantes do setor, marca ainda o início da vigência do título de Capital Mundial do Livro, conferido à cidade pela Unesco, e que se estenderá até 22 de abril de 2026. Com informações da Folha de São Paulo.

PUBLICIDADE

Ao todo, mais de dez livrarias participam da iniciativa. A Livraria da Travessa terá funcionamento até a meia-noite, com lançamentos de livros, palestras temáticas e apresentações artísticas. Já a Livraria Argumento promoverá doações de livros para bibliotecas comunitárias, além de bate-papos com autores em suas unidades.

A tradicional Livraria Leonardo da Vinci sediará um ciclo de debates e gravações de podcasts ao vivo entre os dias 23 e 26. Na Livraria Lima Barreto, o destaque é um encontro entre o jornalista Ruy Castro e o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, no dia 26, com o tema “amor às livrarias”.

“Estamos fazendo a nosso encargo”, afirmou Rui Campos, proprietário da Travessa, destacando que a ideia de promover uma agenda conjunta surgiu a partir do interesse dos próprios livreiros e vem sendo discutida desde o início do ano.

A Secretaria Municipal de Cultura informou que divulgará, no dia 11 de abril, o calendário oficial de ações públicas para a data. Já a gestão municipal afirmou que a programação contará com o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL/RJ), visando fortalecer políticas públicas de fomento ao setor livreiro.

“Nós já tínhamos um grupo de livrarias cariocas, que estava disperso. Quando soubemos que o Rio ganhou o título, pensamos que era o momento de se reunir de novo”, afirmou o livreiro Benjamin Magalhães, da Lima Barreto.

A data é ainda feriado na capital fluminense, em homenagem a São Jorge, e deve movimentar o cenário literário da cidade com uma ampla oferta de atividades para leitores, autores e entusiastas da literatura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Rio celebra Dia Mundial do Livro com eventos em livrarias e início de título de Capital Mundialddr newsletter Rio celebra Dia Mundial do Livro com eventos em livrarias e início de título de Capital Mundial

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui