Rio começa a aplicar vacina contra dengue

Primeiras doses do novo imunizante serão disponibilizadas pelo laboratório Sérgio Franco

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A partir desta segunda-feira (29/06) população carioca já poder tomar a nova vacina da dengue nas unidades do laboratório Sérgio Franco, que integra a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. O novo imunizante que é administrado em duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações, em pessoas entre 4 e 60 anos de idade.

A nova vacina se diferencia da Dengvaxia, aprovada anteriormente pela Anvisa, pois é o único imunizante aprovado no Brasil para utilização, independentemente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação. Ou seja, o medicamento é recomendado para quem já foi infectado ou não pelo vírus. O novo imunizante protege contra os 4 sorotipos de dengue (dengue 1, 2, 3 e 4).

De acordo com números da própria Dasa, o total de positividade nos testes de dengue (sorologia IgM e antígeno NS1) realizados em suas unidades o Rio de Janeiro é de 18,24% no período de 13 a 19 de junho de 2023.

A dengue é um grave problema de saúde pública no Brasil. No último ano, tivemos o recorde de mortes no país. A chegada da vacina é uma ótima notícia, trazendo mais uma ferramenta para prevenção da doença, estando recomendada a todos entre 4 e 60 anos de idade”, afirma o dr. Alberto Chebabo, infectologista do Sérgio Franco.

Advertisement

A eficácia geral é de 84,1% a partir de 30 dias do esquema de 2 doses, enquanto a eficácia contra as formas que requerem hospitalização é de 90,4%. Os índices foram obtidos por 19 estudos de fases 1, 2 e 3 com mais de 28 mil crianças e adultos, incluindo um estudo com seguimento de dados clínicos por 4,5 anos. Decorridos 4,5 anos do esquema vacinal, a eficácia contra as formas que requerem hospitalização se mantém alta, em 84,1%.

O novo imunizante é feito com vírus vivo atenuado, portanto não é recomendada para pessoas com alguma condição de imunossupressão, gestantes e lactantes. Por outro lado, quem já recebeu a Dengvaxia pode tomar a nova vacina, idealmente seis meses após a última dose. A aplicação pode ser feita nas 11 unidades vacinadoras do Sérgio Franco e pode ser agendada também para atendimento móvel.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio começa a aplicar vacina contra dengue
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui