Nesta terça-feira (05/11), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) inicia a mobilização para atualizar a vacinação contra o sarampo para trabalhadores do setor de turismo. A vacina será ofertada em locais de concentração do público-alvo, com as primeiras ações sendo realizadas no Aeroporto Santos Dumont e na sede de uma empresa de transportes rodoviários.
Para adultos, a vacina administrada é a Tríplice Viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. O esquema vacinal para aqueles que não receberam o imunizante consiste em duas doses, com intervalos de 30 dias para pessoas de até 29 anos. Para a faixa etária de 30 a 59 anos, é recomendada uma dose única. Além disso, se houver indicação de bloqueio vacinal, pessoas com 60 anos também devem receber uma dose.
A vacina está disponível em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município, além dos Super Centros Cariocas de Vacinação em Botafogo e Campo Grande. No Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, o atendimento ocorre todos os dias, das 8h às 22h. Na unidade de Campo Grande, localizada no ParkShopping Campo Grande, a vacinação segue o horário de funcionamento do centro comercial.
O sarampo é uma doença febril aguda, altamente transmissível, que pode afetar pessoas de qualquer faixa etária. Sua transmissão ocorre diretamente por contato pessoa a pessoa, por meio de gotículas de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
O contágio ainda pode acontecer por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, em ambientes fechados como escolas, creches e clínicas. Em 2024, até o momento, o município não registrou nenhum caso da doença.