A cidade do Rio de Janeiro confirmou o segundo caso da variante ômicron da Covid-19. Segundo informações do secretário municipal de Saúde Daniel Soranz prestadas à Band News. A paciente é uma mulher de 27 anos, que veio de Nova Iorque, nos Estados Unidos, tomou as duas doses da vacina da fabricante Moderna há mais de seis meses, mas não recebeu a dose de reforço, apresentou sintomas como amigdalite, mas já está curada.
Além desses dois registros, há 182 casos suspeitos da variante ômicron em investigação na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos dias, a taxa de positividade dos testes para a Covid-19 na capital fluminense subiu de 0,7% para 9,6% nos últimos dias. Com isso, já é possível considerar que haja transmissão comunitária da nova variante na cidade, refletindo no aumento das notificações da doença.
A orientação da prefeitura do Rio é que cariocas que passaram o Réveillon fora da cidade e estão com sintomas gripais procurem atendimento para testagem nas unidades de Atenção Primária ou nos centros de atendimento a pacientes com síndrome gripal. A procura por testes para Covid-19 também aumentou nas vésperas das viagens aéreas e festas de Réveillon.
Dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias mostram que, no período pré-festas, houve um aumento expressivo no número de testes positivos.