Rio conta com 2 hospitais reconhecidos entre os melhores do mundo em ranking global

Com 23 instituições de prestígio no Brasil, o Hospital Pró-Cardíaco e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO) se destacam como referências em cardiologia e ortopedia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução

Ao longo de décadas, os hospitais brasileiros cuidam da saúde de milhares de pessoas e, recentemente, se consolidam como exemplos globais nas áreas de ortopedia, cardiologia e outras especialidades. Embora os hospitais de São Paulo se destaquem, o Rio de Janeiro também possui forte representatividade. Nos últimos dias, o ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025 apontou que o Brasil tem 23 hospitais entre os melhores centros especializados do mundo, dois deles cariocas.

O levantamento é feito pelo quinto ano pela revista americana Newsweek em colaboração com a plataforma de dados Statista. Foram reconhecidos hospitais das principais metrópoles globais em 12 áreas — os 300 melhores em cardiologia e oncologia, 250 melhores em pediatria, os 150 de destaque em cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia e pneumologia, os 125 no topo em neurologia, neurocirurgia e urologia e, por fim, os 100 que lideram em ginecologia e obstetrícia.

As conclusões foram obtidas a partir de uma pesquisa entre milhares de profissionais médicos que deram recomendações em suas especialidades. O estudo também levou em conta na decisão as certificações de cada complexo hospitalar e os resultados dos tratamentos dos pacientes.

Hospital Pró Cardíaco

Pioneiro no transplante de coração artificial, o Hospital Pró-Cardíaco ocupa a 89ª posição na categoria de cirurgia cardíaca (entre 150 selecionados) e a 114ª em cardiologia (entre 300 selecionados) no ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025. Com mais de seis décadas de atuação, a instituição cuida de milhares de corações e se tornou referência internacional em cardiologia e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

Fundado em 1959, o Pró-Cardíaco nasceu a partir de atendimentos domiciliares realizados por uma ambulância alugada e um pronto-socorro improvisado no Hospital dos Radialistas, no bairro de Humaitá. Hoje, o centro médico é uma marca nacional em medicina de alta complexidade, com ênfase não só em cardiologia, mas também em cirurgia geral e vascular, endocrinologia, imagem e medicina nuclear, neurologia, nefrologia, ortopedia, pneumologia, terapia intensiva e urologia.

image 72 Rio conta com 2 hospitais reconhecidos entre os melhores do mundo em ranking global
Hospital Pró-Cardíaco: pioneiro no transplante de coração artificial e líder em medicina de alta complexidade. Foto: Reprodução

Além disso, a unidade de saúde possui sete premiações e certificações, a maioria voltada à qualidade dos serviços prestados e ao atendimento de casos complexos. A mais recente, de outubro de 2023, foi um certificado de qualidade da World Stroke Organization, exclusivo para hospitais que atendem aos padrões avançados de tratamento de AVC.

O hospital conta ainda com duas unidades satélites na zona Sul do Rio, ambas no bairro de Botafogo. Uma está localizada na Rua General Polidoro, nº 192, e a outra, na Rua Mena Barreto, nº 29. As duas unidades são conectadas por um serviço exclusivo de UTI móvel.

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO)

Outra categoria em que o Rio de Janeiro aparece no ranking mundial é a ortopedia. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO) ocupa a 67ª posição entre os 150 selecionados. Em 2023, o instituto completou 50 anos de história. Vinculado ao Ministério da Saúde, o INTO é referência nacional em tratamentos cirúrgicos ortopédicos de alta complexidade, atendendo exclusivamente pacientes do SUS.

A instituição faz parte da International Society of Orthopaedic Centers (ISOC), que reúne os 24 melhores centros ortopédicos do mundo, sendo o único representante brasileiro e o principal responsável pelo atendimento ortopédico cirúrgico de alta complexidade no país.

into 2 1 Rio conta com 2 hospitais reconhecidos entre os melhores do mundo em ranking global
Imagem meramente ilustrativa da fachada do Into, na Zona Portuária do Rio – Foto: Reprodução/Google Maps

Fundado em 1973 como Hospital de Traumato Ortopedia (HTO), a instituição recebeu o status de instituto em 1994, após reconhecimento como referência nacional em assistência, ensino, pesquisa, prevenção e formulação de políticas públicas na área. Desde então, passou a se chamar Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Em 2011, com a mudança para sua nova sede na Avenida Brasil, o hospital foi rebatizado em homenagem ao ex-ministro da Saúde, tornando-se Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad.

O INTO possui seis laboratórios em sua sede, incluindo o de Pesquisa Neuromuscular (PNEURO) e o de Fisiologia do Esforço (LAFES), dedicados ao desenvolvimento de estudos em fisiologia do exercício e medicina do esporte. Outro aspecto importante é o Banco de Multitecidos, ativo desde 1989, que realiza a captação, processamento e distribuição de ossos, tendões e meniscos para cirurgias de transplantes, além de abrigar o banco de córneas e o banco de peles. A instituição conta com equipes disponíveis para realizar captações 24 horas por dia, todos os dias do ano. O procedimento é gratuito tanto para as famílias do doador quanto para as do receptor.

Quem lidera no Brasil nos levantamentos?

O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, foi considerado o melhor da América Latina em sete especialidades e lidera a lista de hospitais inteligentes, com ênfase em atendimentos com robótica e inteligência artificial. O InCor, também na capital paulista, se destaca como o melhor latino-americano em cirurgia cardíaca e cardiologia, enquanto o Hospital das Clínicas da USP é o melhor do subcontinente em neurologia.

O Sírio-Libanês lidera na América Latina em urologia, com evidência em robótica, e o A.C. Camargo Cancer Center em pediatria, ambos localizados em São Paulo. Apesar da concentração de centros reconhecidos na maior cidade do país, hospitais em Porto Alegre, Campinas, Curitiba e Belo Horizonte também receberam destaque.




Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio conta com 2 hospitais reconhecidos entre os melhores do mundo em ranking global

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui