A cidade do Rio de Janeiro conta com um dos melhores centros de ensino e proficiência em línguas do mundo, o Centro de Idiomas do Exército (CIdEx), cuja finalidade é o ensino e a certificação da proficiência em línguas do seu corpo de opraças de carreira.
Apesar de criada oficialmente em 2015, a unidade começou a ser estruturada em 1961, com a valorização do domínio de línguas estrangeiras no universo militar, como esclareceu o coronel Rodrigo do Valle Macêdo, comandante do CIdEx.
“O ensino de línguas que realizamos no CIdEx é o responsável direto pela preparação dos militares brasileiros para nossas missões no exterior”, disse o militar, acrescentando que, na unidade, são ministradas aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, russo e italiano, além do português para estrangeiros.
Recentemente, o Exército fechou uma parceria com a Cambridge University Press no Brasil, a mais antiga editora de ensino da língua inglesa no mundo, para avaliar e certificar os militares da Força.
“O exame de proficiência da língua inglesa aplicado pela Cambridge é um dos melhores, senão o melhor e um dos mais reconhecidos em todo o mundo. A instituição atesta nossos níveis de inglês aplicados para todos os objetivos educacionais que temos para o exército brasileiro em suas funções. É fundamental para o CIdEx contar com essa marca de excelência educacional em nosso processo de formação humana”, observou o coronel Rodrigo do Valle Macêdo, ressaltando que a unidade é um dos subsistemas de ensino e proficiência de idiomas mais avançados do mundo: “Estamos tão nivelados em excelência como poucos outros países, como Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai na América e França, Espanha e Reino Unido na Europa”, ressaltou o coronel.
O militar destacou ainda que uma das condições da Arma para a evolução de patentes é o domínio completo de uma língua estrangeira, especialmente o inglês.
“O processo de certificação da proficiência linguística, gerenciado pelo CIdEx é um dos quesitos avaliados na valorização do mérito no processo de promoções dos oficiais e praças de carreira do Exército Brasileiro”, finalizou Rodrigo do Valle Macêdo.