Depois de ameaçar cair durante toda semana, a chuva chegou a cidade do Rio no fim da tarde desta quinta-feira (16/12) gerando os já tradicionais transtornos para os cariocas. Diversas ruas registraram alagamentos o que dificultou a volta para casa. O município chegou a entrar em estágio de alerta.
A cidade voltou ao estágio de normalidade às 20h45 de quinta. Contudo, a chuva que atingiu a cidade, que não chegou nem perto do temporal do último domingo (11/12), foi suficiente para deixar seus estragos. Bairros da Zona Norte como Marechal Hermes, Madureira e Anchieta foram afetadas pela forte chuva.
Na Zona Oeste, Jacarepaguá e Tanque foram as regiões mais prejudicadas. A Defesa Civil acionou sirenes nas comunidades Comandante Luiz Souto (47,8 mm), na Praça Seca, e Sapê, em Vicente de Carvalho (41,2 mm). O alerta é ligado quando a quantidade de chuva ultrapassa os 40 mm em uma hora.
O Centro de Operações Rio (COR) registrou 39 ocorrências — 36 bolsões de água e três alagamentos.
Além do Rio, municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu, Mesquita e Caxias também foram impactados pelo mau tempo. Em São Gonçalo, na região metropolitana, moradores tiveram suas casas invadidas e alguns ainda relatam falta de luz.