A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a criação de um grupo de trabalho para estruturar a candidatura da cidade, em conjunto com Niterói, para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, foi publicado nesta quarta-feira (1º/01).
O grupo, liderado pela Secretaria Municipal de Esportes, será composto por representantes de diversas secretarias, como Infraestrutura, Transportes, Meio Ambiente e Clima, Desenvolvimento Econômico e Casa Civil. A equipe terá o objetivo de elaborar estudos, projetos e propostas para atender às exigências da organização do evento.
Candidatura Rio/Niterói:
Além do grupo de trabalho municipal, já existe um comitê formado por representantes das prefeituras do Rio e de Niterói e do governo do Estado do Rio de Janeiro, que está finalizando a elaboração de um documento para validação da candidatura junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).
“A criação desse grupo de trabalho é mais um passo importante para a nossa candidatura Rio/Niterói. Vamos dialogar com todos os entes públicos, com a sociedade, através de audiências públicas, garantindo assim toda a transparência do processo, e também elaborar um cronograma de ações que serão necessárias para a realização do Pan e Parapan-americano. Além disso, vamos avaliar os impactos econômicos, sociais e ambientais da realização do evento nas cidades“, afirmou Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes e coordenador do comitê de candidatura ao lado de Isabel Swan, vice-prefeita de Niterói.
Disputa com São Paulo:
Rio/Niterói e São Paulo disputam o direito de representar o Brasil na candidatura para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. A decisão final será tomada pelo COB em assembleia geral no dia 29 de janeiro.
Boa tarde. Sou arquiteto e músico do Rio de Janeiro. Trabalhei nas olimpíadas do Rio. Gostaria de informações a respeito da participação como voluntário para o Pan . Obrigado