O estado do Rio de Janeiro aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa ampliar e qualificar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que o tempo de espera para atendimento seja de, no máximo, 60 dias. Dos 92 municípios fluminenses, 90 já participam do programa, que alcançou adesão nacional, com 94% dos municípios brasileiros integrados, abrangendo 5.235 dos 5.568 municípios do país.
Com o PMAE, o Ministério da Saúde busca reduzir filas e agilizar o acesso a consultas, exames e procedimentos terapêuticos especializados. A mudança na forma de financiamento do programa permitirá um fluxo contínuo de encaminhamento dos pacientes, desde a atenção primária até o diagnóstico final, promovendo uma assistência mais integrada e eficiente para o usuário do SUS.
Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a adesão de todos os estados representa um avanço significativo para garantir um cuidado integrado aos pacientes: “O fator tempo é primordial para o bem-estar e essencial para evitar os agravos à saúde da pessoa. Esta é uma inovação que a população realmente precisa para que não haja sofrimento com o tempo de espera”, afirma a ministra.
Novo Modelo Reduz Fila de Espera para Consultas e Exames
No modelo implementado pelo PMAE, o paciente que precisar de mais de uma consulta ou exame na mesma especialidade será incluído em uma única fila. Essa mudança elimina a necessidade de entrar em diversas filas para consultas e exames subsequentes, otimizando o tempo de atendimento. Todos os procedimentos necessários serão realizados entre 30 e 60 dias, dependendo da situação clínica do paciente, com garantia de retorno para a Unidade de Saúde da Família (USF).
O programa também prevê que, ao concluir todos os procedimentos recomendados dentro do prazo – até 30 dias para as Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) de câncer e 60 dias para outras condições – o Ministério da Saúde fará o repasse de recursos para as secretarias de saúde estaduais e municipais. Esse financiamento permitirá a manutenção dos serviços de atenção especializada ou a contratação de serviços privados complementares.
Expansão da Telessaúde e Atendimento Integrado
Para apoiar a implementação do PMAE, o Ministério da Saúde planeja expandir os serviços de telessaúde, facilitando a comunicação entre profissionais de atenção primária e especialistas. Com a telessaúde, será possível realizar teleconsultas e discussões de casos sem que o paciente precise se deslocar, ampliando o acesso a cuidados especializados e agilizando o tratamento.