O Instituto Rio21 analisou a divulgação trimestral mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, a taxa de desocupação do Estado do Rio de Janeiro caiu 2 pontos percentuais no terceiro trimestre de 2021 com relação ao segundo trimestre; e 3,5 pontos. em relação ao primeiro.
Como essa taxa diz respeito ao percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho, isso significa que, ao longo do ano, mais indivíduos da população ativa passaram a estar ocupadas.
No que diz respeito ao nível de ocupação, o cenário também apresentou uma melhora. Desde o início de 2021, a proporção de pessoas ocupadas dentro da população em idade de trabalhar aumentou 7,4 pontos percentuais.
Por fim, de maneira semelhante, a taxa de participação na força de trabalho também apresentou progresso. Enquanto no primeiro trimestre o nível era de 54,3%, o terceiro trimestre registrou um percentual de 60,9%, uma diferença de 6,6 pontos percentuais.
Me desculpe, mas esses institutos precisam sair de seus escritórios com ar condicionado para visitar a realidade… só ir ao centro por algumas horas e pode se verificar que isso não é verdade… gostaria de saber quem ainda acredita em qualquer tipo de pesquisa encomendada por políticos ou oligopolios..