O Chanucá (Festa das Luzes), que faz parte do Calendário Oficial da cidade, será celebrado no Rio de Janeiro com uma série de eventos gratuitos, incluindo o acendimento de um candelabro gigante na Praia de Copacabana.
As comemorações começam no dia 18 de dezembro, com o acendimento de menorás (candelabros de sete braços) em diversos pontos da cidade, como os túneis Zuzu Angel, Rebouças e Santa Bárbara, shoppings e praças.
No dia 26 de dezembro, às 18h, a Praia de Copacabana receberá um hanukkiah (candelabro de nove braços) de seis metros de altura, que será aceso em uma cerimônia com show de luzes e oração pela paz. O evento contará com apresentações musicais de Déborah Levy, Michel Nirenberg e Banda Rag Samba Eletro, além de performances de circo do Circo & Cia e uma peça de teatro sobre o Milagre de Chanucá.
No dia 29 de dezembro, às 18h, a Praça Zózimo Barroso do Amaral, no Leblon, receberá atividades culturais, com artistas de circo, teatro e música, com a saxofonista Daniela Spielmann e o violinista Gilbert Vilela.
Chanucá é uma festa judaica que celebra a vitória da luz sobre as trevas e a liberdade de religião. A festa comemora a reconsagração do Templo de Jerusalém após a revolta dos macabeus contra o domínio sírio, no século II a.C. A tradição conta que, após a vitória, os judeus encontraram azeite suficiente para acender a menorá do templo por apenas um dia, mas o azeite durou milagrosamente oito dias.
Serviço:
Grande Festa de Chanucá na Praia de Copacabana:
- Dia 26 de dezembro, a partir das 18h
- Av. Atlântica, entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara
- Classificação livre – Entrada franca
Festa de Chanucá no Leblon:
- 29 de dezembro, às 18h
- Praça Zózimo Barroso do Amaral (Leblon)
- Classificação livre – Entrada franca