Nesta sexta-feira, (01/07), é celebrado 10 anos que o Rio de Janeiro foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, na categoria Paisagem Cultural Urbana. O Rio foi a primeira cidade do mundo a obter tal classificação, sendo reconhecida a sua beleza e riqueza na combinação dos elementos naturais e culturais da paisagem carioca.
A área classificada inclui vários sítios da Zona Sul da cidade, como por exemplo o Parque do Flamengo, Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana e setores da Floresta da Tijuca, incluindo a Serra da Carioca, onde se encontra o Cristo Redentor.
A candidatura intitulada Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a montanha e o mar, foi apresentada em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e foi aprovada em 1 de julho de 2012, na Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em São Petersburgo, na Rússia.
Um reconhecimento internacional de grande importância que mostra como o Rio de Janeiro é um lugar muito especial no planeta.
Fotos: Jorge Castro Henrique
Exato… a maior qualidade do Rio é sua diversidade de ativos. Quando os promotores da cidade e os próprios cariocas se derem conta desse universo que é único – e considerarem sua arquiteutura, história, títulos e surpresas, além dos roteiros já batidos, o Rio recupera o protagonismo turístico.
excelente notícia para o turismo. espero que aproveitem a promoção da cidade para incrementá-lo.
Esse título da UNESCO precisa ser bem mais divulgado pelos órgãos oficiais de turismo.