Rio de Janeiro completa 10 anos como Patrimônio Mundial da UNESCO

Foi a primeira cidade do mundo a obter esta classificação, sendo reconhecida pela sua beleza e riqueza nos elementos naturais e culturais da paisagem carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Jorge Castro

Nesta sexta-feira, (01/07), é celebrado 10 anos que o Rio de Janeiro foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, na categoria Paisagem Cultural Urbana. O Rio foi a primeira cidade do mundo a obter tal classificação, sendo reconhecida a sua beleza e riqueza na combinação dos elementos naturais e culturais da paisagem carioca.

A área classificada inclui vários sítios da Zona Sul da cidade, como por exemplo o Parque do Flamengo, Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana e setores da Floresta da Tijuca, incluindo a Serra da Carioca, onde se encontra o Cristo Redentor.

A candidatura intitulada Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a montanha e o mar, foi apresentada em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e foi aprovada em 1 de julho de 2012, na Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em São Petersburgo, na Rússia.

Um reconhecimento internacional de grande importância que mostra como o Rio de Janeiro é um lugar muito especial no planeta.

Advertisement

Fotos: Jorge Castro Henrique

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro completa 10 anos como Patrimônio Mundial da UNESCO
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio de Janeiro completa 10 anos como Patrimônio Mundial da UNESCO
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Exato… a maior qualidade do Rio é sua diversidade de ativos. Quando os promotores da cidade e os próprios cariocas se derem conta desse universo que é único – e considerarem sua arquiteutura, história, títulos e surpresas, além dos roteiros já batidos, o Rio recupera o protagonismo turístico.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui