Rio de Janeiro confirma primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre; médico Felipe Salmen comenta cuidados

De acordo com Salmen, a principal recomendação do ponto de vista da saúde pública é o controle dos animais infectados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As Secretarias de Saúde e Agricultura do Rio de Janeiro confirmaram na segunda-feira (22) um caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma ave silvestre. Ela vinha sendo monitorada desde sexta-feira passada, quando foi encontrada em São João da Barra, litoral norte do Rio. Atualmente, o mundo vive a maior pandemia da doença, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária.

As aves contaminadas no Brasil pela gripe aviária não fazem parte do sistema industrial, portanto, frangos e ovos disponíveis em supermercado não serão afetados. No país, foram confirmados oito casos de H5N1 em animais. Segundo o médico Felipe Salmen, a contaminação entre humanos possui baixo risco. Mas, ele ressalta que ações de prevenção são fundamentais.

Acredito que a principal recomendação do ponto de vista da saúde pública é o controle dos animais infectados. Com a contaminação detectada, eles não devem ficar expostos. A gripe aviária é uma doença que acomete aves, provocada pelo vírus influenza A. A condição raramente acomete os humanos. Ela também é conhecida como gripe do frango e influenza aviária”, afirmou.

Ainda de acordo com o médico, os cuidados da gripe aviária são variados. Alguns deles são: frequentar lugares com boa ventilação; reforçar a higiene das mãos; e evitar o contato com pessoas que tenham apresentado algum sintoma gripal.

Advertisement

“Como formas de prevenção, medidas devem ser tomadas, como por exemplo, manter portas e janelas bem abertas, com uma boa ventilação, evitar muitas aglomerações em ambientes fechados e evitar o contato máximo e desprotegido com pessoas que tenham sintomas gripais”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro confirma primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre; médico Felipe Salmen comenta cuidados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui