De acordo com a análise do Instituto Rio21 dos dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), a maior espécie de frota no município do Rio de Janeiro é de passageiro, que conta com mais de 2,8 milhões veículos. Em contraste, a menor frota é de competição, que conta com apenas 28 veículos.
As frotas de carga e veículos mistos também são significantes, mas nem se comparam com a frota de passageiro. A cidade do Rio de Janeiro conta com, aproximadamente, 203 mil veículos de carga e 180 mil mistos, montantes mais que 90% menores do que o montante de veículos de passageiro.
Apesar da frota de coleção ser a menor, é a que mais cresceu nos últimos 5 anos: entre 2017 e 2021 houve um aumento de 30,7% nesta categoria. Em seguida, a segunda espécie de frota que mais se expandiu foi de esporte, havendo presenciado uma ampliação de 29,6%. Por sua vez, a frota de veículos mistos teve o terceiro maior crescimento, que contou com uma taxa de 20,6%.
Já as espécies de frota que menos se desenvolveram nos últimos 5 anos foram de carga (6,4%), passageiro (6,0%) e competição (3,7%).