Rio de Janeiro é a 63ª melhor cidade do Mundo para se viver em 2024 em ranking da Resonance

Para Resonance Consultancy, o Rio é visto como uma das melhores vidas ao ar livre do mundo e que vem avançando no combate aos danos ambientais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Voo na Cidade do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Um ranking da Resonance Consultancy, consultoria em turismo e desenvolvimento econômico, que avalia todos os anos 24 subcategorias em aspectos relacionados a imóveis, turismo e desenvolvimento econômico em mais de 270 cidades, das principais áreas metropolitanas e que tenham populações de mais de um milhão de pessoas, para determinar o Top 100 das cidades com melhor desempenho do mundo para se viver. E nessa lista o Rio de Janeira é a 63ª melhor cidade do mundo para se viver.

Ok, ok, ok, vai com calma campeão, obviamente é o Rio do Cartão Postal, o mesmo vale para Paris, Nova Iorque e para o 1º lugar da lista, Londres. Os subúrbios nunca são levados em conta, a Resonance ranqueia pelos centros urbanos, aqui no Rio nossa Zona Sul, Barra e Centro, o mesmo valendo nos bairros nobres de São Paulo, que aparece na frente do Rio em 27º lugar.

O ranking é construído a partir de 24 subcategorias que mostram como, historicamente, as cidades têm atuado em aspectos que vão desde a atração de emprego, investimentos e visitantes. A partir disso, foram criados três grandes critérios: Habitabilidade (como facilidade de locomoção e espaços verdes ao ar livre), prosperidade (como vida noturna, restaurantes, e atração de talentos); e amabilidade, formado pela conjunção dos aspectos anteriores e que, segundo a pesquisa, tende a impulsionar investimentos e a prosperidade local. Talvez seja por isso que o Rio tenha caído algumas posições ao longo dos anos, ano passado estávamos em 59º, ainda assim estamos a frente de Auckland, na Nova Zelândia, e Houston, no Texas.

Os destaques do Rio de Janeiro estão em vida ao ar-livre, aparecendo em 7º lugar e check-ins no Facebook, 11º. Ao falar sobre o Rio, o relatório destaca a vida noturna da cidade, as praias, os museus gratuitos e centro culturais, o que garante a cidade estar no Top na Subcategoria Cultura. Já em Ar Livre, está nossa Floresta da Tijuca para as almas aventureiras.

Advertisement
51412756956 0a7c2edb89 o Rio de Janeiro é a 63ª melhor cidade do Mundo para se viver em 2024 em ranking da Resonance
Praia de Copacabana , do Alto – Foto: Rafael Catarcione

Os avaliadores notam que o Rio prevê ser líder na mitigação de danos ambientais, alcançando a neutralidade climática até 2050. Também está a caminho de se estabelecer como uma referência em economia circular, integrando econômico, social e urbano-ambiental políticas de gestão de resíduos. Além dos compromissos ambientais assumidos, a renovação urbana começa a ser um ponto positivo, na avaliação dos consultores. “A cidade vai continuar a ser um dos lugares mais adoráveis do mundo – este ano está em 21º lugar – e seu o governo local está fazendo todos os esforços para torná-lo mais habitável e próspero também“.

O problema, obviamente, está na Segurança Pública, em especial o Crime Organizado, que a Resonance é até mais esparançosa que os próprios cariocas. Eles acreditam que estas arestas começam a ser aparadas, bem, tomara que estejam certos. O ranking do Rio em cada categorio foi Habitabilidade – 31; Prosperidade – 207; Amabilidade – 21.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é a 63ª melhor cidade do Mundo para se viver em 2024 em ranking da Resonance
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Rapaz, esta pesquisa está igual a que diz que 81% da população, está satisfeita com este governo. Só se tiver carro blindado, seguranças para aliviar um pouco. Ingelizmente.

  2. Kkkkk tá de brincadeira né maior arrastão pega ônibus metrô é quase certeza de não ir pra casa, fora que nos bairros nobre é asfalto direto, copa Cabana virou palco de drogados
    Não venham ao Rio , fora que tem lugares que todo canto é favela se tu não sabe onde entra tu morre

  3. Só pode ser brincadeira uma coisa dessas, o Rio de Janeiro nem tinha que aparecer nessa lista, considero a pior cidade que já vi na minha vida. Violem desenfreada, cidade suja com muitas pessoas mal educadas, nunca mais volto nessa cidade

  4. Mas que Rio de Janeiro?
    Porque o Rio da Zona Sul e Barra é muito diferente da Zona Norte, subúrbio e outras partes da Cidade que é Maravilhosa só em alguns bairros.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui