Rio de Janeiro é a segunda cidade do Brasil com o maior número de startups

Com quase 7% das 11.651 startups brasileiras, o Rio fica atrás apenas de São Paulo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Rio de Janeiro - arquivo - Foto: Rafa Pereira / Diário do Rio

De acordo com o relatório “Inovação em Movimento: Um Mapa Sobre as Startups no Brasil em 2023” realizado pela Cortex, com apoio da Endeavor, a Cidade Maravilhosa é a segunda do país com maior número de startups. O estudo apresentado pela empresa referência em inteligência de vendas b2b, mostra que das 11.651 startups brasileiras, quase 7% estão no Rio de Janeiro. As cidades de São Paulo e Belo Horizonte completam o trio que coloca a Região Sudeste como a vencedora no ranking.

O Co-Founder na startup carioca Cortex, Leonardo Rangel, explica a importância destas soluções para a economia e a sociedade. “Elas são aquelas organizações criadas com a possibilidade de se tornarem muito maiores em pouco tempo. É claro que pode dar errado. Esse é um risco inerente a empreender. Mas se der certo, uma startup tem um retorno muito grande, não só financeiramente para seus sócios, mas também em relação ao impacto que pode causar na sociedade ao resolver um problema ou uma dor que afeta muitas pessoas ou empresas. Além disso, são um potente motor para a economia do país pelo potencial que têm de gerar inovação, competitividade e criação de riqueza”.

Além disso, Rangel comenta o quanto é interessante ver como a percepção em relação à iniciativa de empreender mudou no Brasil. “Antigamente ter uma carreira de sucesso envolvia trabalhar em bancos de investimento, consultorias estratégicas de gestão ou tentar uma carreira pública com mais estabilidade. Hoje, quando um jovem toma a iniciativa de se arriscar e abrir uma startup, existe um nível de aceitação muito mais alto. Essa maior disponibilidade de talentos brasileiros querendo arriscar, inovar, criar algo com mentalidade de crescimento, algo que impacte positivamente nossa sociedade, acaba tendo um efeito multiplicador muito positivo para o desenvolvimento do nosso país”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é a segunda cidade do Brasil com o maior número de startups

Advertisement

Leia também

MP é acionado para investigar manifestantes que declaram apoio ao Hamas na frente da Câmara do Rio

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui