Rio de Janeiro é considerado o ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina

Curitiba, Belo Horizonte, Monterrey, no México, e Porto Alegre completam a lista dos cinco primeiros colocados do ranking Global Startup Ecosystem Report 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da orla do bairro da Barra da Tijuca • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

O Rio de Janeiro é considerado o ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina. O dado é referente ao ranking Global Startup Ecosystem Report 2023 (GSER2023), divulgado na última quinta-feira (15/06), e considerado um dos mais abrangentes sobre o ecossistema de startups no mundo. Curitiba, Belo Horizonte, Monterrey, no México, e Porto Alegre completam a lista dos cinco primeiros colocados.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, esse resultado mostra que as ações para transformar a capital da inovação na América Latina estão no caminho certo: “o Rio de Janeiro tem desenvolvido várias iniciativas para se consolidar como referência em inovação e tecnologia. A vinda do Web Summit para o Rio, a construção do Porto Maravalley passando por programas de formação de mão de obra como o Programadores Cariocas são apenas alguns exemplos do que temos feito. Ficamos felizes de ver que isso já está trazendo resultados positivos”.

As iniciativas da Prefeitura incluem, segundo Chicão Bulhões – secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio –, a construção de hubs de inovação e tecnologia na cidade, o investimento em capacitação e qualificação de mão de obra, bem como a simplificação de leis e processos para facilitar a vida dos empreendedores.

Ser classificado como um “ecossistema emergente” no Global Startup Ecosystem Report significa estar entre as comunidades que possuem um grande potencial para alcançar resultados globais excepcionais nos próximos anos.

Advertisement

De acordo com o The Global Startup Ecosystem Report, a primeira edição do Web Summit Rio, atraída pela Invest.Rio, e ocorrida em maio de 2023, indica a crescente reputação do ecossistema como um hub de startups. O Rio Innovation Week, o Rio2C e a Conferência Global de Tecnologia Sustentável e Inovação são outros eventos anuais do Rio de Janeiro que indicam o grande potencial da cidade.

Além disso, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), classificada em 8º lugar no QS Latin America University Rankings 2023, também desempenhou papel fundamental nesse cenário. A universidade é reconhecida por seu ensino e pesquisa de excelência e tem fornecido um fluxo constante de talentos. Notícias relevantes de financiamento que incluem aquisição da plataforma de saúde Conexa Saúde em junho de 2022 e a rodada inicial de US$ 10 milhões do banco digital NG CASH em 2022 representam uma perspectiva empolgante para a cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é considerado o ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui