Rio de Janeiro é o estado com o 5º maior índice de qualidade em inglês no Brasil

A média dos fluminenses foi de 529 pontos, 20 a mais do que em 2021. No ano passado, no entanto, o estado ocupava a 6ª posição no ranking brasileiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pessoas circulando pela região central do Rio de Janeiro - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

O Rio de Janeiro ocupa a 5ª posição no ranking de proficiência em inglês do Brasil, com nível considerado moderado. O estado está atrás do Paraná e Rio Grande do Sul (1º lugar); Santa Catarina (2º lugar); Distrito Federal (3º lugar); e Minas Gerais (4º lugar).  O Índice de Proficiência em Inglês (EPI) é realizado pela gigante global de educação EF Education First e divulgado anualmente. Em 2022, contou com a participação de 2,1 milhões de pessoas de 111 países que não têm o inglês como língua nativa. O Brasil alcançou a 58ª posição, duas acima da colocação em 2021.

A média dos fluminenses foi de 529 pontos, 20 a mais do que em 2021. No ano passado, no entanto, o estado ocupava a 6ª posição no ranking brasileiro. Com esse nível de conhecimento, segundo o estudo, é possível participar de encontros e reuniões no trabalho em inglês, escrever e-mails profissionais e compreender textos e músicas. Disponibilizado pelo site efset.org, o teste classifica os participantes de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR, sigla em inglês). A prova tem pontuação máxima de 800 pontos.

Para o Diretor-Geral da EF Education First Eduardo Santos, a melhora pode estar relacionada a políticas públicas e privadas de incentivo ao estudo do idioma. No Paraná, por exemplo, a EF fechou parceria com o governo estadual para qualificar professores da rede pública e reforçar o aprendizado dos alunos. Empresas também estão investindo no aprendizado de seus colaboradores.

“O resultado é extremamente positivo. Muitas empresas brasileiras estão investindo no desenvolvimento e seus colaboradores, pois perceberam que é uma forma de qualificar suas habilidades pessoais e impulsionar o crescimento dentro das empresas”, afirma Santos.

Advertisement

O EF EPI correlaciona a proficiência em inglês ao PIB, renda per capita e outros indicadores socioeconômicos. Países com níveis de proficiência mais elevados apresentam, por exemplo, menor desigualdade de renda, de gênero e maior mobilidade entre as classes sociais. O inglês é visto, ainda, como habilidade fundamental na formação de uma força de trabalho moderna. O estudo mostra que a proficiência no idioma facilita o comércio internacional e melhora a prestação e exportação de serviços. Aponta, ainda, que um profissional fluente em inglês é mais inovador, colaborativo e capaz de solucionar problemas em diferentes culturas.

“O inglês é determinante para reduzir as desigualdades sociais, pois contribui para a qualificação do profissional e facilita a inserção no mercado de trabalho, seja no ambiente local ou  no global e, sobretudo, dá autonomia às pessoas”, resume Santos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é o estado com o 5º maior índice de qualidade em inglês no Brasil
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Embora tenha melhorado o resultado, isso é muito pouco. O RJ é o segundo estado mais rico da federação e o primeiro em turismo. Deveríamos ser o primeiro ou no máximo o segundo. Fala-se tanto de que o estado deveria fomentar o turismo, mas se o turista vier… teremos de nos comunicar com mímica?!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui