Rio de Janeiro é o estado que mais emite gases de efeito estufa por termelétricas do Brasil

O levantamento destacou que, sozinho, o estado do Rio de Janeiro produziu 25% de toda a energia proveniente de usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece boa parte do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O estado do Rio de Janeiro é o que mais emite gases de efeito estufa através de termelétricas do Brasil. As informações foram divulgadas pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) e divulgadas pela jornal “CNN“. A emissão corresponde a 18,9% do total nacional, o que equivale a 6.172 mil toneladas de CO2. Em segundo lugar aparece o estado de Santa Catarina (12,9%). Depois, Maranhão (12%), Rio Grande do Sul (11,9%) e Amapá (10,8%). O levantamento foi feito com base nas emissões em 2020.

O levantamento destacou também que, sozinho, o estado do Rio de Janeiro produziu 25% de toda a energia proveniente de usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece boa parte do país.

O dióxido de carbono equivalente, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), “é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de gases de efeito estufa pelo seu potencial de aquecimento global. Por exemplo, o potencial de aquecimento global do gás metano é 21 vezes maior do que o potencial do gás carbônico (CO2). Então, dizemos que o CO2 equivalente do metano é igual a 21”.

No âmbito nacional, o Iema também apontou que a geração das 72 termelétricas a combustíveis fósseis inventariadas em 2020 foi de 54,1 Terawatt-hora (TWh). Desse montante, 76% foram produzidos a partir do gás natural, 20% a partir do carvão mineral e 4% provenientes dos derivados de petróleo, óleo combustível e óleo diesel.

Advertisement

Leia também

25 castelos do Rio de Janeiro que contam a História do Brasil

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é o estado que mais emite gases de efeito estufa por termelétricas do Brasil

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui