Rio de Janeiro é o quarto estado do país com mais transplantes de órgãos

RJ realizou mais de 1,5 mil procedimentos. O estado também se destacou na lista nacional de doadores efetivos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Maurício Bazilio/Secretaria de Estado de Saúde

Com 1.549 transplantes de órgãos registrados, o Rio de Janeiro foi o quarto estado do país com maior número de procedimentos deste tipo em 2021. Segundo dados do Ministério da Saúde, essa unidade da federação ficou atrás apenas de São Paulo, que liderou com 9.087 procedimentos, quase um terço do 23.518 dos transplantes registrados no Brasil, do Paraná (1.813) e de Minas Gerais (1.664).

O Rio de Janeiro também se destacou na lista nacional de doadores efetivos. Ao todo, foram registrados 304 doadores efetivos no Rio de Janeiro em 2021, o que o deixa atrás apenas de São Paulo (995) e do Paraná (412) na contabilidade nacional. Além desses estados, Santa Catarina (294), Minas Gerais (211) e Ceará (198) se destacaram entre as 27 Unidades da Federação.

É importante ressaltar que um único doador de órgãos pode salvar até oito vidas. Isso porque ele pode vir a doar coração, pulmões, fígado, intestino, pâncreas e rins. Além dos órgãos, tecidos como a córnea, pele, ossos e valvas cardíacas também podem ser doados.

Além de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, outros três estados fecharam 2021 tendo realizado mais de mil procedimentos de transplantes no país: Ceará (1.485), Pernambuco (1.358) e Rio Grande do Sul (1.104).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é o quarto estado do país com mais transplantes de órgãos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui