Rio de Janeiro é o segundo maior gerador de empregos do Brasil em 2024

Estado registra mais de 145 mil novas vagas com carteira assinada e se consolida como polo de geração de renda.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Rio de Janeiro encerrou 2024 com a marca expressiva de 145.240 novos postos de trabalho com carteira assinada, consolidando-se como o segundo estado brasileiro que mais gerou empregos no ano. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

PUBLICIDADE

Além da geração de vagas, o estado também se destaca pelo valor do salário médio real de admissão, que em dezembro de 2024 atingiu R$ 2.248,77, o terceiro maior do país.

O governador Cláudio Castro celebrou os resultados e afirmou que o crescimento do emprego formal é fruto do investimento em setores estratégicos da economia fluminense. “Nosso compromisso tem sido fortalecer setores estratégicos da economia fluminense, criando condições para que empresas prosperem, gerem renda e ampliem suas contratações. Esses empregos gerados em 2024 representam transformação na vida de milhares de famílias, trazendo segurança e oportunidades para a população. Continuaremos trabalhando com determinação para que esse crescimento seja contínuo e sustentável, garantindo mais desenvolvimento e qualidade de vida para os fluminenses”, declarou.

Segundo a análise do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, todas as oito regiões do estado apresentaram saldo positivo na geração de empregos em 2024. Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Macaé e Nova Iguaçu estão entre os municípios que mais contribuíram para esse resultado.

O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, também comemorou o desempenho do estado. “Estamos encerrando o mês de janeiro com uma ótima notícia: pelo terceiro ano consecutivo fomos o segundo estado que mais gerou novas vagas de emprego com carteira assinada. Esse resultado, com certeza, é um reflexo do trabalho de toda a equipe do governador Cláudio Castro, da qual, com muito orgulho, faço parte”, ressaltou.

Os setores que mais impulsionaram a geração de empregos no estado foram Serviços (87.963 novas vagas), Comércio (24.542), Indústria (21.223) e Construção (11.936). Jovens de 18 a 24 anos e trabalhadores com Ensino Médio completo foram os que mais se beneficiaram das novas oportunidades, com 99.559 e 125.852 novos vínculos empregatícios, respectivamente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é o segundo maior gerador de empregos do Brasil em 2024

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui