O Rio de Janeiro se tornou o primeiro estado brasileiro a implementar o Tax Free, programa que permite o reembolso de impostos para turistas estrangeiros. A lei, sancionada pelo governador Cláudio Castro, visa incentivar o consumo e atrair mais visitantes para o estado.
O Tax Free permitirá que turistas estrangeiros recebam de volta o ICMS pago em compras feitas em lojas credenciadas no estado. O reembolso será feito em forma de cashback, diretamente no cartão de crédito utilizado na compra.
“Um dos objetivos do projeto é fomentar, ao mesmo tempo, o turismo e o comércio, além de contribuir para a diversificação da matriz econômica do estado, impulsionando a economia criativa e cultural. Essas leis vão garantir a concessão dos benefícios com segurança jurídica, resguardando os direitos e deveres do Estado e das empresas”, afirma o governador Cláudio Castro.
Um estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ) indica que o Tax Free pode dobrar o valor gasto por turistas no estado, gerando um impacto de mais de R$ 2 bilhões na economia fluminense.
Táxi free fala, fala não explica nada. Sabemos q o dinheiro nunca vai p onde tem q ir. E ninguem consegue acabar c as mordomias dos governantes. Baderna em Copacabana pode. Aterro do flamengo e Glória q esta longe dos prédios não pode. Isto aí. Igual cade as fiscalização do barulho e nas boates?
Por um lado, querem que nações estrangeiras contribuam com dinheiro para preservação das nossas matas, enquanto, por outro, concede cashback para estrangeiros, quando, o dinheiro poderia estar sendo investido tanto em políticas para o nosso meio ambiente em particular, a mata atlântica, bem como desenvolvimento…
Como o outro comentarista falou, difícil de acreditar naquele “número fantástico” de retorno citado na matéria.
Uma vergonha, uma palhaçada!!!
Todos sabem que o Real é desvalorizado perante outras muitas moedas.
Os estrangeiros já entram no Brasil e compram o que querem. Veja o seguimento imobiliário que tem atraído mais e mais compradores estrangeiros como investimento…
O Brasil não está caro para estrangeiros! Mas sim, para brasileiros!!!
Esses políticos deviam ser eliminados todos!
Se é tão bom assim, por que não ter retorno ou diminuição dos tributos para o cidadão comum? Reduz-se o imposto, dinamiza o giro econômico retornando em mais imposto numa base ampliada.
Sem uma apresentação coerente desse “cashback” é difícil acreditar nesses números fantásticos. Fica um travo de pensar que se perde 10 para ganhar 4.