Rio de Janeiro é vice-líder no setor de pizzaria no Brasil

No indicador região, o Sudeste concentra 50% dos estabelecimentos do segmento. O RJ concentra 10% dos negócios ativos (10%)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) mostrou que mercado brasileiro de pizzaria registrou um crescimento de 499% nos últimos dez anos. O Estado do Rio de Janeiro, por sua vez, atingiu um crescimento acumulado de 718%, passando de 905 pizzarias, 2012; para 7.407, em 2022. O resultado coloca o Estado no segundo lugar na lista das unidades da federação com maior número de pizzarias em funcionamento (10%). A liderança pertence a São Paulo, que detém 28% das pizzarias do Brasil.

No indicador região, o Sudeste concentra 50% dos estabelecimentos do segmento. “Diante desse recorte, SP aparece com 57% de pizzarias ativas. Em seguida, encontra-se Rio de Janeiro (21%), Minas Gerais (18,2%) e Espírito Santo (3,8%)”, explicou Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra. A distribuição entre as demais regiões tem a seguinte configuração: Nordeste (21%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

A maior competitividade da região Sudeste impõe que trabalhadores e donos de negócios invistam em treinamentos e estruturas cada vez mais qualificadas. “Quem deseja trabalhar no setor precisa ter em mente a importância de um bom planejamento estratégico e da busca constante por aprimoramento a fim de se destacar em meio a competidores já estabelecidos”, afirmou Cardamoni, ressaltando que os empreendedores devem buscar informações para se manterem no mercado. “Empreender é uma jornada solitária. Portanto, estar próximo de empreendedores que lidam com os mesmos desafios diariamente, é uma oportunidade de unir forças. Nesses ambientes há muita troca de conhecimento e networking, o que permite o alcance de um alto desempenho em um menor período de tempo e com riscos minimizados”, pontuou o executivo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é vice-líder no setor de pizzaria no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui