Rio de Janeiro ganha sua Calçada da Fama

Em frente ao Teatro Tablado, no Jardim Botânico, a inauguração está marcada para dia 20 de novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Rio, o Tablado, na Avenida Lineu de Paula Machado, vai ganhar sua Calçada da Fama no dia 20 de novembro. A Performance Empreendimentos Imobiliários e a Opportunity Imobiliário, em parceria com a Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico (AMAJB), desenvolveram um projeto para calçada que fica em frente à fachada da escola de teatro Tablado, responsável por formar os principais atores que hoje encenam nas telas de TV, streaming e dos palcos de teatro da cidade.

No local, em granito, estarão estampados os nomes das 108 peças emblemáticas, que passaram pelo palco do Tablado como “Sonhos de uma noite de verão”, “A Menina e o Vento” e “Um Tango Argentino”, de Maria Clara Machado e o “Despertar da Primavera”, de Cacá Mourthé. Os desenhos fazem uma alusão à famosa Calçada da Fama, em Hollywood.

Cacá Mourthé, diretora artística do Tablado, comenta sobre o momento do espaço: “Como dizia Maria Clara Machado, o Tablado é uma grande experiência humana!’ E realmente nesses 72 anos de idade nunca deixou de ser. É aqui que encontramos nossos amigos da vida inteira, é aqui que nos casamos formando novas famílias. Neste palco nos dedicamos a dar continuidade a grande obra de Maria Clara Machado. Aqui trabalhamos duro no fazer teatral para infância e juventude. Por essas e por outras razões, cada ano que passa o Teatro O Tablado rejuvenesce encontrando novos parceiros que nos trazem novas ideias de continuidade. A nossa mais nova amizade é com a Performance Empreendimentos Imobiliários e com a Opportunity Imobiliário que vão nos brindar com uma nova calçada que traz a linha do tempo de todas as peças encenadas no teatro nesses 72 anos”.

A atual diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico (AMAJB) tem como missão abraçar projetos relacionados à cultura e educação. Uma das iniciativas foi levar alunos do CIEP Presidente Agostinho Neto para assistir às peças do Teatro Tablado. “Na ocasião, a Cacá, ao chegar de carro ao Tablado, mostrou um buraco na calçada que ela tinha torcido o pé. Eu comentei que poderíamos tentar encontrar um patrocinador para fazer uma calçada da fama com o nome das peças que tinham ocorrido no local. Por sorte a nossa, o diretor Cláudio Barbosa da Associação, abraçou o projeto e conseguiu o apoio da Performance Empreendimentos Imobiliários e da Opportunity Imobiliário, que aceitaram tirar do papel este lindo projeto”, conta Heitor Wegmann Jr, Presidente da AMAJB.

Advertisement

Segundo Rogerio Varela, sócio da Ilustre Ideia Design, empresa que fez o projeto conceitual e design da nova calçada, a estética proposta para organização das pedras, faz alusão à amarelinha, brincadeira tão amada pelas crianças e pelos espectadores das peças ali encenadas, que poderão conhecer a história do Tablado de forma lúdica e interativa. “O convite para criarmos a calçada do Tablado foi, sem dúvida para nós, uma oportunidade ímpar de demonstrar nossa admiração por esta instituição, tão familiar e querida pelos cariocas. Expor permanentemente na calçada, a rica história desse icônico teatro e escola, e as obras que encontraram abrigo no Tablado ao longo de seus mais de 70 anos, é uma forma de estar mais próximo e acessível a todos”, diz Rogerio. 

A nova calçada é um tributo merecido a todos os artistas, professores e alunos que passaram pelo Tablado ao longo de sua história rica e inspiradora. “Queremos presentear os moradores e frequentadores do bairro com uma calçada cultural que valorize toda a história do tablado. Sempre buscamos desenvolver projetos que contribuam com o enriquecimento educacional e cultural da nossa sociedade e ficamos muito felizes com o convite da AMAJB para participar de mais esse projeto, pois ao redor do tablado passei minha infância e juventude. Estamos comprometidos em transformar a calçada em frente ao Tablado em algo que todos os cariocas possam se orgulhar”, explica Luis Oswaldo Leite, CEO da Performance Empreendimentos Imobiliários. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro ganha sua Calçada da Fama
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio de Janeiro ganha sua Calçada da Fama
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Impressionante como esses engomadinhos da zona sul copiam Europa e Estados Unidos EM TUDO. Minha dica pra essa gente sem criatividade é: conversem com a galera de Madureira e do subúrbio do Rio em geral que eles têm ideias muito mais criativas e originais para homenagear nossos ícones e valorizar nossa cultura.

    Eu consigo visualizar a zona sul do Rio se transformada em uma grande área temática dos heróis da Marvel / DC e de outras cafonices importadas desses psicopatas racistas. Breve teremos um “Boulevard Homem-aranha”; o complexo de teatros do Shopping da Gávea será rebatizado para ‘Espaço Rio Broadway’; uma praça recreativa popular entra a criançada será transformada em “Cartier Disney”. Esperem e verão.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui