Aberto em outubro do ano passado, em Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, 102, o centro de flutuação Bodhi Float é o primeiro da cidade do Rio de Janeiro. Um espaço desse tipo consiste em uma estrutura de tanques cheios de água e sal. Dentro da cápsula, qualquer pessoa flutua naturalmente, sem esforço. Por isso não é preciso saber nadar ou boiar.
“Surgimos com o ideal de difundir essa prática terapêutica no Brasil e com a missão de promover bem-estar, saúde e relaxamento pela prática integrativa da flutuação. Nosso espaço foi projetado com tecnologia de isolamento acústico e conta com três salas de flutuação, todas com chuveiro e equipadas com cosméticos e produtos de higiene, duas salas de massagem e um pátio para relaxar enquanto desfruta dos nossos deliciosos chás”, informa a direção da Bodhi Float.
A história da flutuação se inicia nos anos 1950, quando os cientistas Jay Shirley e John Lilly, trabalhando no Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, dedicaram-se a testar como o cérebro humano responderia a um ambiente isolado de qualquer estímulo sensorial. O resultado, no combate ao estresse e ansiedade, de acordo com a empresa, são ótimos.
“A flutuação reduz os hormônios do estresse no corpo e ajuda a controlar a ansiedade. Estresse e falta de sono aumentam os níveis de cortisol. É um ciclo vicioso, haja vista que o excesso de cortisol retroalimenta a insônia e contribui para outros problemas de saúde”, detalham.
Funciona da seguinte forma: o tanque (ou cápsula) de isolamento sensorial é um ambiente planejado para reduzir significativamente os estímulos externos e sensações sensoriais. A água é aquecida a 35,5 ºC, temperatura corporal média, o que reduz a sensação tátil da água em contato com a pele. A solução de água e sal de Epsom (500 kg diluídos em 1000 litros) permite a ausência de gravidade, evitando que o corpo afunde. Dentro da cápsula, qualquer pessoa flutua naturalmente, sem esforço. Por isso não é preciso saber nadar ou boiar.”
A sessão dura 60 ou 90 min. Os preços podem ser vistos nas imagens abaixo.
“No escurinho do tanque, silêncio total, basta se deitar e relaxar”, frisa a direção da Bodhi Float.