Rio de Janeiro ganhou seu primeiro centro de flutuação

Um espaço desse tipo consiste em uma estrutura de tanques cheios de água e sal. Dentro da cápsula, qualquer pessoa flutua naturalmente, sem esforço. Por isso não é preciso saber nadar ou boiar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Aberto em outubro do ano passado, em Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, 102, o centro de flutuação Bodhi Float é o primeiro da cidade do Rio de Janeiro. Um espaço desse tipo consiste em uma estrutura de tanques cheios de água e sal. Dentro da cápsula, qualquer pessoa flutua naturalmente, sem esforço. Por isso não é preciso saber nadar ou boiar.

“Surgimos com o ideal de difundir essa prática terapêutica no Brasil e com a missão de promover bem-estar, saúde e relaxamento pela prática integrativa da flutuação. Nosso espaço foi projetado com tecnologia de isolamento acústico e conta com três salas de flutuação, todas com chuveiro e equipadas com cosméticos e produtos de higiene, duas salas de massagem e um pátio para relaxar enquanto desfruta dos nossos deliciosos chás”, informa a direção da Bodhi Float.

A história da flutuação se inicia nos anos 1950, quando os cientistas Jay Shirley e John Lilly, trabalhando no Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, dedicaram-se a testar como o cérebro humano responderia a um ambiente isolado de qualquer estímulo sensorial. O resultado, no combate ao estresse e ansiedade, de acordo com a empresa, são ótimos.

Advertisement

“A flutuação reduz os hormônios do estresse no corpo e ajuda a controlar a ansiedade. Estresse e falta de sono aumentam os níveis de cortisol. É um ciclo vicioso, haja vista que o excesso de cortisol retroalimenta a insônia e contribui para outros problemas de saúde”, detalham.

Funciona da seguinte forma: o tanque (ou cápsula) de isolamento sensorial é um ambiente planejado para reduzir significativamente os estímulos externos e sensações sensoriais. A água é aquecida a 35,5 ºC, temperatura corporal média, o que reduz a sensação tátil da água em contato com a pele. A solução de água e sal de Epsom (500 kg diluídos em 1000 litros) permite a ausência de gravidade, evitando que o corpo afunde. Dentro da cápsula, qualquer pessoa flutua naturalmente, sem esforço. Por isso não é preciso saber nadar ou boiar.”

A sessão dura 60 ou 90 min. Os preços podem ser vistos nas imagens abaixo.

“No escurinho do tanque, silêncio total, basta se deitar e relaxar”, frisa a direção da Bodhi Float.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro ganhou seu primeiro centro de flutuação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui