O prefeito Eduardo Paes sancionou nesta quinta-feira (09/01) a Lei nº 8.791/2025, que institui a Campanha Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico no município.
A lei, de autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSD), prevê a realização de eventos, palestras, seminários e debates sobre os malefícios do cigarro eletrônico e seus derivados. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos do uso do dispositivo.
” Já temos uma legião de viciados em cigarro eletrônico no Brasil. As pessoas acham que não faz mal à saúde e acreditam que vai ajudá-las a abandonar o cigarro tradicional, apesar de o cigarro eletrônico ser ainda mais viciante “, alertou a vereadora Rosa Fernandes.
A campanha também poderá contar com a participação de entidades sem fins lucrativos e instituições que atuam em temas relacionados ao tabagismo. O Poder Executivo será responsável por regulamentar a lei.
A Campanha Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico reforça as ações de proteção à saúde pública no município do Rio de Janeiro, buscando alertar a população, especialmente os jovens, sobre os perigos do dispositivo.