A cidade do Rio de Janeiro está de luto pela perda de Belita Tamoyo, ex-primeira-dama e figura querida na sociedade carioca. Belita faleceu na tarde desta quinta-feira (9), aos 92 anos, no Hospital Copa Star, em Copacabana, em decorrência de uma parada cardíaca.
Viúva do ex-prefeito Marcos Tamoyo desde abril de 1981, Belita deixou um legado de elegância, gentileza e atuação social. Conhecida por sua lealdade aos amigos e por ser uma anfitriã exemplar, Belita marcou a vida de muitas pessoas, tanto de sua geração quanto das filhas, Flávia e Ana.
Encontro com o Príncipe Charles e legado de atuação social
Um dos momentos mais marcantes da trajetória de Belita foi o encontro com o Príncipe Charles, em 1978, durante a primeira visita oficial do herdeiro do trono britânico ao Brasil. Belita foi a responsável por receber o príncipe na cidade, em um evento no Palácio da Cidade, em Botafogo, que ficou marcado por um momento inusitado: o Príncipe Charles dançando com Pinah, passista da escola de samba Beija-Flor.
Marcos Tamoyo foi o primeiro prefeito do Rio de Janeiro após a fusão do estado da Guanabara com o antigo estado do Rio, nomeado em 1975 pelo então governador Floriano Peixoto. Belita sempre foi considerada uma primeira-dama atuante, deixando sua marca em diversas iniciativas sociais.