Não é de hoje que noticiamos aqui que o Rio de Janeiro está perdendo linhas de ônibus. Contudo, desde o início da pandemia na cidade, a população vem se queixando ainda mais desse problema. Entre as que foram encurtadas, e/ou tiveram seu número mudado e as que sem motivo aparente simplesmente sumiram, o carioca sofre sem transporte público de qualidade.
O DIÁRIO DO RIO teve acesso a um relatório que mostra as linhas de ônibus da cidade que passam pelos problemas citados no início da matéria. São quase 400.
A lista de ônibus. Para melhor visualização das imagens abaixo, basta dar um zoom com o celular ou clicar aqui.
“O transporte rápido e seguro é um dever do estado e um direito do cidadão, e sendo assim nós do movimento transporte consciente, encaminhamos este relatório a prefeitura do rio de janeiro e a rio ônibus, para que as partes venham chegar num acordo para solucionar de uma vez por todas esse problema que vem atrapalhando a vida do cidadão carioca”, informa Alexandre Rincón, técnico de Logística e Graduando em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana, responsável pelo relatório.
Esperando uma solução para o problema, como quem espera por um ônibus que nunca vem, está a população de toda a cidade: “A linha 17, 873, sumiu. A Avenida Cesário de Melo está sem ônibus. BRT é raro e não tem ônibus comum. Precisamos de ajuda”, disse Hugo Almeida, morador de Santa Cruz.
No segundo semestre deste ano de 2020, a Prefeitura do Rio criou uma comissão para resolver o sumiço das linhas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e a Secretaria Municipal de Transportes definiu que o grupo terá um mês para identificar os problemas.
Colocou a url do seu computador no “clique aqui”, o link fica quebrado assim. Salve os documentos no google drive, se possível
Incrível como o Crivela destruiu essa cidade! por essas e tantas outras, não dá mais pra arriscar colocar um amador como prefeito do Rio nada de Bispo de igreja ou Delegada de policia!!! Precisamos de um gestor de verdade!