Rio de Janeiro pode ficar submerso até 2100

Regiões que mais sofreriam com o aumento do mar são as próximas à Baía de Sepetiba, na Zona Oeste. Além da Ilha do Governador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Baía de Sepetiba. Reprodução/Internet

Com o aumento das temperaturas, descongelamento dos polos, e o deslocamento da água líquida da terra para os oceanos, o nível do mar está subindo. Um modelo publicado pela Organização Climate Central e publicado pela CNN Brasil mostra que o Rio de Janeiro pode ficar submerso até 2100.

O estudo, publicado em 2019 na revista Nature Communications calcula que esse aumento do nível do mar será entre 0,6 e 2,1 metros ao longo deste século, valor superior às estimativas anteriores.

O problema, que é mundial, é grave no Brasil que tem mais de  7.000 quilômetros de costa no Oceano Atlântico. No Rio de Janeiro, com o menor aumento, de 0,6 m, bairros da Zona Oeste, Ilha do Governador são os que mais sofrem. Mas a região costeira da Zona Sul, Zona Norte e Centro também serão afetadas:

water level above mhhw 0p6 m contiguous Rio de Janeiro pode ficar submerso até 2100

No pior cenário previsto pela Climate Change, de um aumento do nível do mar de 2,1 metros, se vê praticamente um desaparecimento de Santa Cruz, de parte de Guaratiba e da Praia da Reserva. Além, claro, de toda orla carioca. Sem contar problemas graves para os aeroportos do Rio, todos próximos ao mar.

water level above mhhw 2p1 m contiguous Rio de Janeiro pode ficar submerso até 2100

O Climate Central também mostra como pode ser a situação por ano. Em 2030, se nada for feito, a Zona e a costa do Rio já vai sentir os efeitos:

year 2030 return level 1 rcp45 p50 contiguous kopp 2014 Rio de Janeiro pode ficar submerso até 2100

Em mais uma geração, em 2060, já podemos dar adeus ao aeroporto do Galeão:

year 2060 return level 1 rcp45 p50 contiguous kopp 2014 Rio de Janeiro pode ficar submerso até 2100

E para aqueles que estiverem vivos em 2100, poderá dar adeus a algumas praias do Rio. Mas não seriam as primeiras a desaparecer, o Rio de Janeiro tem várias praias extintas.

year 2100 return level 1 rcp45 p50 contiguous kopp 2014 Rio de Janeiro pode ficar submerso até 2100

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro pode ficar submerso até 2100

15 COMENTÁRIOS

  1. Em quanto alguns bestas ficam brincando com algo tão sério, e sequer respeitam a natureza. Vidas serão perdidas por causa de idiotas e gananciosos de nossa geração!!!
    Vcs q brincam c seus comentários irônicos. cuidado q a mão de Deus pode pesar sobre ti e sua descendência…

  2. Só quem sabe é Deus! A onu ha 30 anos atrás fez msm previssao de inundação de cidades em td o mundo pelo aumento d mare e ñ aconteceu. Fisicos dizem q descongelamento de geleiras ñ aumentam o nivel do mar a ponto de inundar cidades . So Deus q sabe o futuro o homem ñ é merda nenhuma p dizer q o mar vai inundar td.

  3. Pessoal ignorante estão falando de uma tragédia climática e de vidas ,realmente muitos de nós não estaremos mais aqui,mas alguns familiares sim .se não teem algo de bom pra falar cala a boca.Deus abençoe a todos

  4. Isso É sério e vocês todos brincando, provavelmente são os sinais de Deus, o homem está destruindo o Planeta. A qualquer momento vai haver Tsunamis em nosso País…

  5. Ainda bem nao vou está aqui pra ver isso acontecer…vou estar nos altos céus junto com JESUS após o arrebatamento da igreja quê estar muito próximo de acontecer…acreditem ou não acontecerá..
    Se não se arrependerem agora, ficará difícil desfrutar das belezas que existe no mundo…

  6. Eu tive um sonho semelhante a isso alguns anos atras precisamente 15 Anos Antes da publicação , eu fiquei aterrorizado pois vi a orla de Copacabana toda inundada e eu estava lá como se fosse hoje, derrubar as montanhas mais altas para fazer planície e estabelecer novas moradias Para os habitantes

    • Kkkkkkkk e pode aumentar o valor do teu apto lá do Méier,q passará a ser a beira-mar!!
      Queria tanto chegar à 2100 só pra rir na cara desses ecoxiitas!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui